Produto

Volkswagen anuncia recall do Tiguan e CC

Empresa detectou falha em um capacitor da unidade de comando do sistema de airbag

O Procon anunciou nesta terça-feira, 10, dois recalls no setor automotivo. Um é da Volkswagen, envolvendo 323 unidades dos modelos Tiguan (ano/modelo 2015 e 2016) e CC (ano/modelo 2016) e outro é da Porsche, relativo ao Panamera (ano/modelo 2017 a 2020) e Cayenne (ano/modelo 2018 a 2020).

No caso da Volkswagen, a empresa informa ter verificado falha em um capacitor da unidade de comando do sistema de airbag que pode causar sua desativação e, em casos raros, a sua deflagração espontânea ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança.

“A desativação do sistema de airbag aumenta o risco de ferimentos em casos de acidentes no qual a deflagração seja necessária. E a deflagração espontânea dos airbags ou dos pré-tensionadores do cinto de segurança pode aumentar o risco de ferimentos ou causar acidentes com danos físicos graves e materiais aos ocupantes do veículo e terceiros”, informa a montadora.

A empresa alerta que, caso a luz de advertência do sistema de airbag permaneça acesa no painel de instrumentos, o proprietário deve procurar uma concessionária de imediato. O recall envolve chassis não sequenciais FW102783 até FW615309 do Tiguan e do GE503533 até GE508230 do CC. A data de início de atendimento nas concessionárias da

Porsche – O recall do Panamera abrange os chassis WPOAA29, WPOAB29, WPOAE29, WPOAF29, WPOAH29, WPOBE29, WPOCA29, WPOCE29, WPOCF29, WPOCH29 e WPOZZZ9, enquanto no caso do Cayenne são os chassis WP1AA29, WP1AB29 e WP1AF29

A Porsche informa ter verificado a possibilidade de o consumidor desligar o indicador de desgaste das pastilhas de freio que aparece no painel da tela do menu dos subníveis do painel de instrumentos quando estiverem ativos os modos “Mapa” e “Visão Noturna”.

Nessas configurações, não é ativado nenhum aviso adicional de forma constante no painel de instrumentos. Se isso ocorrer, o consumidor pode prorrogar a troca das pastilhas de freio do veículo e utilizar o veículo com as pastilhas de freio gastas, o que, em certas condições, pode aumentar os riscos de acidentes e acarretar colisões com risco de lesão ou morte.

A empresa informa que entrará em contato com os proprietários dos veículos envolvidos para agendar o reparo: reprogramação do painel de instrumentos com software atualizado, para assegurar que a luz de aviso necessária seja ativada constantemente quando o limite de desgaste das pastilhas dos freios for atingido. Os proprietários também poderão agendar o reparo junto a uma concessionária da marca. A empresa disponibiliza o email infobrasil@porsche.com.br.


Foto: Divulgação/VW

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás