Empresa

Volvo ensaia eletrificação em caminhões pesados

Conceitos se apresentam como alternativas para aplicações na construção e no transporte regional

Após anunciar início das vendas de versões elétricas para operações de distribuição de carga em ambientes urbanos, a Volvo dá mais um passo na eletrificação ao apresentar conceitos de caminhões pesados destinados à construção ou às rotas regionais, de médias distâncias.

Segundo a fabricante sueca, os modelos surgem como ferramentas para explorar e demonstrar diferentes soluções para o futuro, além de avaliar o interesse do mercado.

A empresa lembra ainda que enquanto há pressa para reduzir as emissões a fim minimizar as mudanças climáticas, cresce cada vez a demanda por transporte com o aumento da urbanização e o crescimento populacional.

“Vemos um grande potencial, no longo prazo, para caminhões elétricos pesados ​​aplicados na construção e no transporte regional”, afirma Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Mas para aumentar a demanda por caminhões eletrificados, a infraestrutura de carregamento precisa ser ampliada rapidamente, além da necessidade de criar incentivos financeiros mais atrativos para os transportadores que atuam como pioneiros, que adotam novos veículos com menor pegada ambiental.”

LEIA MAIS

→Volvo começa a vender caminhões elétricos na Europa

→Volvo cria área dedicada ao transporte autônomo

Para a Volvo, caminhões elétricos pesados podem contribuir com um ambiente de trabalho mais saudável e confortável, especialmente na construção civil, graças ao baixo nível de ruído e a ausência de emissão de gases.

A tecnologia elétrica ainda abre possibilidade de operar por mais horas, por exemplo, à noite, sem comprometer a tranquilidade da vizinhança.

No transporte rodoviário de mercadorias, os caminhões elétricos também ajudaram a reduzir o impacto climático. Somente na Europa, as transferências de carga por médias distâncias somam mais de 80 mil quilômetros por ano.

“O aumento do uso de veículos elétricos para distribuição regional resultaria em ganhos climáticos significativos, desde que a eletricidade seja livre de fósseis”, diz Lars Mårtensson, diretor de meio ambiente e inovação da companhia.

O plano da Volvo Trucks para caminhões elétricos pesados ​​para construção e distribuição regional deve começar com clientes selecionados na Europa, que passam a utilizar um pequeno número veículos.

“A velocidade da eletrificação dependerá de vários fatores. Por um lado, é preciso ampliar a infraestrutura de carregamento e, por outro, garantir que as redes de energia possam fornecer capacidade suficiente a longo prazo”, resume Mårtensson “Incentivos financeiros são importantes para atrair mais transportadores a investir. Muitos operadores de transporte têm margens muito pequenas, portanto, cada novo investimento deve ser lucrativo.”


Foto: Volvo Trucks/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás