Empresa

Tupy compra operação mundial de ferro fundido da Teksid

Transação será concluída em 2020 por € 210 milhões e envolve unidades no Brasil, México, Portugal e China

Por € 210 milhões a multinacional brasileira Tupy fechou acordo para a compra das operações mundiais de ferro fundido da Teksid, subsidiária da FCA, Fiat Chrysler Automobiles. A transação deve ser totalmente concluída no segundo semestre de 2020.

Juntas, as duas empresas, que empregam 20 mil pessoas, faturaram cerca de R$ 7,2 bilhões em 2018. A negociação, anunciada nesta quinta-feira (20), envolve instalações produtivas no Brasil, México, Polônia, Portugal e a participação da Teksid em joint venture na China.

A empresa brasileira já dispõe de fábricas em Joinville (SC) e Mauá (SP), Saltillo e Ramos Arizpe, no México., e escritórios comerciais em São Paulo, Estados Unidos e Alemanha. Assumirá também agora o centro de engenharia na Itália e o escritório comercial da Teksid nos EUA. A divisão de alumínio da Teksid, porém, não fez parte das tratativas e seguirá no portfólio da FCA.

LEIA MAIS

→ Tupy presente em produto global da Cummins

→Tupy tem maior lucro da sua história

A compra permitirá à Tupy expandir sua atuação em diversos mercados, em especial na Ásia, e também em outros segmentos-chave, como usinagem, montagem de componentes e engenharia. “Com a combinação de ativos, pessoas e conhecimento, poderemos aumentar significativamente a nossa capacidade de desenvolver novas tecnologias e entregar produtos e serviços com maior valor agregado em todo o mundo”, afirmou Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.

Tradicional fornecedora do setor automotivo, que responde por mais de 90% de seu faturamento, a empresa é uma das líderes mundiais em bloco de motores, segmento em que passou a atuar em 1975.

A empresa faturou R$ 4,8 bilhões em 2018, 30% a mais do que no ano anterior e maior valor da história desde sua fundação em Joinville (SC), em 1938. O Ebitda também foi recorde, alcançando R$ 677,1 milhões, com margem de 14,0%, assim como o lucro líquido de R$ 271,7 milhões.

O grande mercado para a empresa tem sido a América do Norte, que respondeu por mais de 60% do faturamento no ano passado. As Américas do Sul e Central foram responsáveis por mais de 18% da receita, seguidas pela Europa, 15%, por países Ásia, África e Oceania, com quase 6% da arrecadação.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás