Mostra de tecnologia reunirá mais de uma centena de empresas do setor
O tradicíonalíssimo Salão do Automóvel de Detroit, Estados Unidos, costumeiramente realizado em janeiro, terá sua edição de 2020 em junho. A mudança de mês foi uma clara manobra dos organizadores para fugir da concorrência do CES, a Consumer Electronics Show, palco das maiores novidades tecnológicas mundiais, inclusive automotivas, que será realizado de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas.
Prova disso é a farta lista de novidades que serão exibidas no evento por dezenas de empresas ligadas ao mundo da mobilidade. Dentre elas, claro, as fabricantes de veículos. Serão nada menos do que dez marcas a disputar a atenção com aparelhos de tevê, computadores e celulares e outras tantos dispositivos.
Em seus estandes, que contarão com a presença dos principais executivos mundiais, as montadoras destacarão eletrificação, condução autônoma, parcerias e até novos modelos de negócios que estão a caminho. Os automóveis estarão presentes, claro, mas muito mais como vitrinas dessas novidades do que propriamente como a atração principal, ainda que algum deles sejam, de fato, novos produtos.
É o caso do já conhecido Mustang Mach-E, versão crossover elétrica do esportivo da Ford e que deve chegar às ruas em 2021 com autonomia próxima dos 500 quilômetros. Já a GM mostrará a integração do assistente virtual Alexa Auto da Amazon, controlado por voz, em um novo Cadillac.
A FCA terá uma longa lista de atrativos para os aguardados mais de 700 mil visitantes da mostra. A começar pela nova identificação para a linha eletrificada da marca local Jeep, que adota um “E” em forma de tomada na tradicional logotopia 4×4. Ela estará presente em versões híbridas plug-in do Wangler, Compass e Renegade que estarão expostas em Las Vegas e que serão lançadas mundialmente ao longo de 2020 em vários mercados.
A FCA pretende contar com 30 modelos eletrificados de suas várias marcas em todo o mundo até 2022 e trabalha no desenvolvimento de propostas como o Airflow Vision, conceito do que a empresa considera a próxima geração de transporte e que será outra atração da montadora. O estande de mais de 500 metros quadrados abrigará ainda o Fiat Concept Centoventi, conceito elétrico já mostrado no ano passado na Europa.
As montadoras alemãs estão cada vez mais seletivas para participarem de salões de automóveis fora da Europa, mas estãrão presentes com força no CES. A BMW, por exemplo, destacará um novo conceito de interior para o elétrico i3, com grandes assentos, apoio para os pés, tela muiltimidia que desce do teto e zona pessoal de som.
A Mercedes-Benz, além de vários modelos elétricos, apresentará um carro-conceito. Segundo a empresa, ele antecipará uma nova maneira de interação entre “humanos, tecnologia e natureza”.
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A Honda apresentará diversas tecnologias para aplicação em veículos ou no processo produtivo deles, como assistente pessoal habilitado por voz e exoesqueletos.
Outra montadora que apostará em tecnologias que envolvem o conforto estendido ao entorno do mundo automotivo é a Renault. A montadora demonstrará tecnologia que controlará os dispositivos conectados em casa a partir do painel do automóvel.
Quem naturalmente chamará muita atenção é a Hyundai, que se comprometeu a revelar detalhes do conceito de seu veículo voador. Já a maior atração da Nissan será o crossover elétrico Ariya, capaz de percorrer quase 500 quilômetros com apenas uma carga de bateria e que deve chegar aos principais mercados mundiais a partir do ano que vem.
Foto: Divulgação/Continental
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