Balanço divulgado pela Fenabrave aponta que o mercado de ônibus voltou às compras após período de fortes quedas. No ano passado, as entregas chegaram a quase 27,2 mil chassis, alta de 38,9% sobre as vendas de 2018, de 19,5 mil unidades.
O desempenho alcançado chega perto dos 27,4 mil ônibus negociados em 2014, ano que encerra período de mercado aquecido para entrar em quedas sucessivas nos exercícios subsequentes, de 2015 a 2017.
Somente no último mês de 2019, as vendas somaram 2,4 mil chassis, volume 18,1% superior ao anotado em dezembro de 2018, de pouco mais de 2 mil unidades.
Mercedes-Benz domina as vendas no segmento
No ano passado, a Mercedes-Benz reconfirmou a liderança no mercado de ônibus com a entrega de 16,9 mil unidades, 62,4% das vendas totais de chassis. Segundo a empresa, o ano foi marcado por ampliações e renovações de frotas no transporte coletivo urbano.
“Vale destacar o emplacamento de 6.720 ônibus da marca neste segmento, alcançando a liderança em urbanos com 76% de participação. Esse volume de vendas é 45% maior em relação às 4.636 unidades de 2018”, resume em nota Roberto Leocini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e Ônibus da fabricante.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, na vice-liderança das vendas de ônibus, negociou o ano passado 5,5 mil chassis, participação de 20,3% do mercado. A Marcopolo a aparece no terceiro lugar, com 9,38%; a Scania em quarto (3,33%), a Volvo em quinto (2,74%), a Iveco em sexto (1,41%); a Agrale em sétimo (0,28%) e, em oitavo, a BYD (0,12%).
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Foto: Mercedes-Benz/Divulgação