Com 496,7 mil emplacamentos, Fiat e Jeep conquistam participação de 18,7%
Enquanto o mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves teve expansão média de 7,6%, a FCA, Fiat Chrysler Automobiles, conseguiu ampliar suas vendas em 14,5%, com total de 496,7 mil emplacamentos em 2019. Considerando todas as suas marcas, com destaque para a Fiat e a Jeep, a empresa registrou participação de 18,7%, avançando 1,2 ponto porcentual em relação a 2018.
Dos dez modelos mais vendidos no País, três são da FCA, sendo dois da Fiat – Argo (79.004 unidades) e Strada (76.275 unidades) – e um da Jeep, o Renegade, com 68.736 licenciamentos. De acordo com a companhia, suas duas principais marcas cresceram acima da taxa média de expansão do mercado.
As vendas da Fiat totalizaram 366.012 veículos, alta de 12,4% em relação ao volume de 2018. A expansão foi de 21,1% no caso da Jeep, com 129.483 emplacamentos. A primeira encerrou o ano com 13,8% de market share, avançando 0,6 ponto porcentual, e a Jeep alcançou fatia de 4,9%, um avanço de 0,6 ponto porcentual.
“Este foi um ano de virada e avanço para a Fiat, com ganho de participação nas vendas totais”, comenta Herlander Zola, diretor do marca Fiat para a América Latina e Comercial Fiat Brasil. “O resultado positivo decorre de uma estratégia de posicionamento de nossos produtos em múltiplos segmentos e de lançamentos importantes que movimentaram as lojas e despertaram o interesse do consumidor, dentre os quais o Argo Trekking, o Cronos HGT, a Linha S Design, o Toro Ultra e o Argo Trekking com câmbio automático.
No caso da Jeep, a marca bateu recorde de vendas este ano. “Encerramos o ano com cerca de 130 mil veículos da marca vendidos, um resultado que faz do Brasil o segundo mercado da Jeep no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos”, destaca Tania Silvestri, diretora da marca Jeep para a América Latina e Comercial Jeep Brasil.
Segundo ela, em nenhum outro país as vendas alcançam os 22% do segmento de SUVs como a marca conquistou no mercado brasileiro em 2019. O Renegade e o Compass encerraram o ano no topo do ranking dos SUVs mais vendidos por aqui.
Região – A FCA também expandiu sua presença no mercado total da América Latina, que no geral recuou 5,5% em função principalmente da retração dos negócios na Argentina. Com 580 mil veículos comercializados na região no ano passado, a empresa conquistou participação de 13,9% nas vendas totais de 4,18 milhões de unidades.
Foto: Divulgação/FCA
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa