Empresa

Daimler cria empresa independente de automóveis no Brasil

Holger Marquardt é o presidente da operação. Separação de estruturas replica modelo mundial criado no ano passado.

O Grupo Daimler tem uma nova empresa aqui: a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. Responsável apenas por veículos de passeio e comerciais leves, a operação, totalmente dissociada d adivisão de caminhões e ônibus, integra perto de 650 pessoas, dentre funcionários administrativos exclusivos alocados em São Bernardo do Campo e Campinas, trabalhadores da fábrica de automóveis de Iracemápolis (SP).

“A nova estrutura nos torna mais focados. É imprescindível que estejamos totalmente dedicados. Vamos fazer isso com duas receitas: atendendo as demandas do mercado local, mas acompanhando na mesma velocidade as inovações tecnológicas mundiais”, afirma Holger Marquardt, presidente da nova empresa, que responde diretamente à matriz na Europa.

A criação da unidade veículos leves local replica modelo que está sendo adotado mundialmente pelo grupo alemão desde o ano passado e que determina empresas totalmente dedicadas a cada segmento. Essa estrutura começou em outubro, com o registro comercial na Alemanha.

Desde então, a Daimler AG segue como empresa holding responsável pelas funções de governança de todo o grupo, tendo abaixo a Daimler Truck AG (Caminhões & Ônibus), Mercedes-Benz AG (Automóveis & Vans) e Daimler Mobility AG (Serviços Financeiros e de Mobilidade).

Assim, a partir deste mês, o conglomerado alemão conta com três empresas legalmente independentes no Brasil. A Mercedes-Benz do Brasil, a maior delas, com cerca de 10 mil funcionários, continuará respondendo integralmente pelas operações de produção e vendas de caminhões e ônibus.

LEIA MAIS

→ Mercado de caminhões avança 33% em 2019

→ Mercedes-Benz cria consórcio conjugado

Dela fazem parte as unidades de Juiz de Fora (MG), de São Bernardo do Campo, Campinas e o Campo de Provas de veículos comerciais em Iracemápolis (SP).

Seu comando seguirá nas mãos de Philipp Schiemer, que vinha respondendo por todo o grupo aqui. No ano passado, a divisão liderou o mercado interno de caminhões com 29,9 mil unidades negociadas, perto de 30% de participação.

A terceira empresa também já é bem conhecida dos brasileiros: o Banco Mercedes-Benz do Brasil, cujo presidente e CEO é Christian Schüler. O braço financeiro, também responsável por seguros, tem sede na capital paulista e conta com quase 300 funcionários.


Foto: Divulgação/ Daimler

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás