Os números ainda são tímidos, mas o mercado de carros elétricos e híbridos começa a ganhar novos contornos no Brasil a partir da maior oferta de modelos eletrificados no segmento premium e principalmente do lançamento do Toyota Corolla híbrido flex produzido no Brasil, o primeiro do gênero no mundo.
De acordo com dados divulgados esta semana pela Anfavea, as vendas de elétricos e híbrido triplicaram no mercado brasileiro, saltando de 3.970 emplacamentos em 2018 para 11.858 no ano passado. A participação nas vendas totais de automóveis e comerciais leves ainda é bastante reduzida, mas dobrou de 0,2% para 0,4% no mesmo comparativo.
A Toyota revela que das 26,5 mil unidades da nova geração do Corolla vendidas entre o seu lançamento em setembro e o final do ano, 22% foram da versão híbrida flex, ou seja, 3.641 unidades. Sem dúvida um número decisivo para que o mercado de eletrificados triplicasse em relação a 2018.
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Mas outras marcas também comemoram bons resultados a partir da oferta de elétricos e híbridos. A Volvo Cars, por exemplo, informa que das 7.916 unidades comercializadas pela marca em território nacional no ano passado, 1.166 foram da categoria de eletrificados plug-in hybrid, com destaque para o XC60, responsável por 823 unidades.
O presidente da Volvo Cars Brasil e head da América Latina, Luis Rezende, revela que a marca espera alcançar, em 2020, a terceira posição no segmento premium, além de consolidar sua liderança em eletrificados no mercado de carros de luxo.
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A BMW é outra marca premium que vem investindo forte em mobilidade sustentável. A empresa lançou este ano quatro modelos eletrificados – o novo 530e, o 745 Le M Sport, o i8 Coupé e a nova geração do BMW i3. Além disso, ampliou a rede de recarga para veículos híbridos e elétricos no País, atingindo um total de 180 postos de recarga elétrica no território nacional de modo a acompanhar o aumento da oferta de produtos eletrificados.
O Grupo BMW comercializa modelos do gênero por aqui desde 2011, quando lançou os híbridos BMW Série 3 e Série 7 Active Hybrid. Em 2014, a fabricante foi pioneira ao oferecer um veículo totalmente elétrico no Brasil, o BMW i3, além do superesportivo híbrido BMW i8 roadster. Em 2018, o grupo passou a oferecer também o novo Mini Cooper S E Countryman ALL4, que oferece o propulsor PHEV, conhecido como híbrido plug-in.
Também a Porsche atribui o bom resultado obtido em 2019 à oferta de modelos eletrificados. No total a empresa vendeu 1.849 veículos, o que representou crescimento de 26,9% sobre os 1.457 comercializados em 2018. Rodrigo Soares, gerente de Relações Públicas da Porsche, informou nesta quarta-feira, 8, que entre 35% a 40% das vendas da marca contemplam modelos eletrificados. São três os modelos do gênero comercializados pela marca no País: Cayenne, Panamera e Macan.
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