Mercado

Fiat lidera segmento de picapes por 15 anos consecutivos

Com Strada e Toro, marca emplacou 141,8 mil unidades em 2019, ampliando vendas em mais de 12%

A Fiat não só confirmou sua liderança no mercado de picapes, que completou 15 anos consecutivos em 2019, como ainda ampliou participação nesse segmento, que tem 17 concorrentes de diferentes marcas. Ante crescimento médio de 5% nas vendas totais de picapes no País, a marca teve expansão acima de 12%, atingindo 141,8 mil emplacamentos entre a Strada e a Toro.

De acordo com números da Fenabrave, o mercado de picapes totalizou 342,7 mil unidades no ano passado, contra as 326,3 mil emplacadas em 2018. No segmento dos modelos pequenos, a Strada liderou com 76,2 mil emplacamentos e a expressiva participação de 58%. Na sequência vêm a Volkswagen Saveiro, com 42,3 mil licenciamentos, e a Chevrolet Montana, com 12,5 mil unidades comercializadas no ano.

No relatório mensal da Fenabrave, são consideradas apenas duas faixas de picapes – a de pequenas e a das grandes. Nessa última, estão contempladas as que as montadoras definem como médias, um subsegmento relativamente novo no País, que surgiu em 2016 com a Renault Orock e foi reforçado naquele mesmo ano com a chegada da Toro.

LEIA MAIS

Apresentada em 2018 como conceito, Tarok ainda não está confirmada

FCA ainda estuda picape em Goiana

Considerando o segmento definido pela Fenabrave como de picapes grandes, a Toro é líder com 29,2% de participação e 65,6 mil unidades emplacadas no ano passado. A Toyota Hilux é vice-líder, com 40,4 mil licenciamentos em 2019, e a Chevrolet S10 é a terceira colocada, com a venda de 32,2 mil unidades. Na sequência estão a Ford Ranger (22,2 mil unidades), VW Amarock (18,9 mil) e Oroch (13,3 mil).

No que tange ao segmento de picapes, o Brasil tem um diferencial em relação aos demais mercados mundiais. A demanda por modelos pequenos e médios predomina por aqui, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, por exemplo, onde a preferência é por picape grande, quase um mini caminhão.

Ainda não há definição com relação a novos lançamentos no segmento, mas a Volkswagen apresentou uma picape média como modelo conceito no Salão do Automóvel de 2018 e a FCA admitiu estudos para produzir em Goiana, PE, onde é feita a Toro, uma picape de 1 tonelada.


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás