Mercado

Volvo leva a melhor dentre os pesados

No mercado de caminhões mais volumoso, a marca foi mais a que mais cresceu em 2019

No ano passado, mais uma vez, os caminhões pesados se apresentaram como os catalizadores no processo de recuperação do mercado. Pelos números da Anfavea, enquanto as vendas totais evoluíram 33,3% sobre 2018, para 101,3 mil unidades, somente a categoria de pesados anotou alta de 48,7%, com 51,7 mil veículos, o que representou mais da metade das entregas.

Neste subsegmento, a disputa acirrada se concentra entre Mercedes-Benz, Scania e Volvo que, juntas, responderam por 41,2 mil caminhões, quase 80% dos pesados negociados no ano passado. Na contenda, porém, a Volvo se saiu melhor.

Volvo anota o maior crescimento

A fabricante de Curitiba (PR) entregou no ano passado 14,5 mil pesados. Além do volume proporcionar a liderança na categoria, com participação de 28%, as vendas avançaram 58,7% em relação a 2018. Foi a marca que que mais cresceu no subsegmento, anotando 10 pontos porcentuais acima da evolução da faixa do mercado.

O amplo trabalho de desenvolvimento em caminhões pesados para a realidade do transporte brasileiro feito pela Mercedes-Benz nos últimos anos, colocou definitivamente a marca para brigar na categoria. Se no passado não muito distante atuava como coadjuvante dentre os pesados, agora busca liderança.

A marca encerrou o período na vice-liderança do subsegmento com 14,1 mil caminhões licenciados, bem perto da Volvo, com participação de 27,3%. Mas embora também tenha anotado crescimento nas vendas de pesados, de 41,6%, o desempenho ficou abaixo do mercado da categoria.

O ano passado marcou o início das vendas da nova geração de caminhões da Scania, que começaram a ser entregues a partir de fevereiro. Ainda assim, a fabricante acumulou mais de 12,6 mil pesados licenciados, desempenho que permitiu obter fatia de 24,5% dos negócios na categoria e alta de 57,8% nas vendas.

Abaixo dos 10%

As demais fabricantes na concorrência pelo mercado de pesados, ainda se posicionam longe de oferecer qualquer ameaça à tríade do ranking. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, o que inclui os modelos da MAN, garantiu o quarto lugar com o emplacamento de pouco mais de 5 mil pesados no ano passado ou 9,7% de participação. A DAF anotou 3,1 mil unidades, o que representou 6,2% dos licenciamentos de pesados e a Iveco, vendeu 2 mil caminhões, 3,9% do bolo.

A Ford também esteve na disputa. A marca, no entanto, já é carta fora do baralho com fim da operação de caminhões na região. Suas vendas na categoria no ano passado somaram somente 153 unidades, 0,3% de participação.

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Mercado de caminhões avança 33% em 2019

Caminhões: segmento de líderes isolados.


Foto: Volvo/Divulgação

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Décio Costa

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