Mercado

Caoa desiste de comprar fábrica da Ford, diz Doria

Empresa confirma estudo para investir em nova unidade industrial em São Paulo

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, informou nesta segunda-feira, 13, que o Grupo Caoa desistiu da compra da fábrica da Ford Caminhões no bairro do Taboão, em São Bernardo do Campo, SP. Garantiu haver outros dois grupos interessados no negócio e revelou que a Caoa estuda investir em uma nova fábrica em São Paulo, o que foi confirmado posteriormente pela empresa.

O governador, segundo reportagem do portal G1, disse não ter desistido do tema Ford ainda. “Há um entendimento novo em curso com dois fabricantes chineses. Não temos propagado até para que eles possam seguir com tranquilidade, sem a pressão do tempo”, comentou Doria. Há especulações sobre o interesse por parte da Byd, montadora chinesa especializada em veículos elétricos, em adquirir o já desativado complexo industrial de Taboão.

O Grupo Caoa, por sua vez, optou por não se pronunciar oficialmente sobre a eventual desistência da compra da fábrica da Ford Caminhões, alegando que não tinha executivo disponível para falar do assunto em função do período de férias.

Mas confirmou outra informação veiculada pelo governador João Doria, a de que a empresa estaria estudando um novo investimento em São Paulo. Segundo o governador, o projeto do grupo brasileiro de construir nova fábrica no estado, em município ainda não definido, envolveria parceria com um fabricante chinês e deve ser divulgado ainda este ano. A compra da fábrica da Ford não teria se concretizado, segundo Doria, porque o investidor queria um espaço maior para produção automobilística.

Em dezembro, a Caoa já havia declarado que as chances de adquirir o complexo desativado pela Ford no ABC paulista eram remotas.

LEIA MAIS

Caoa: remotas possibilidades de comprar a Ford.

No ano de seu centenário no Brasil, Ford fechará São Bernardo do Campo

Caoa Chery emplaca 133% a mais em 2019

Em São Paulo, o grupo detém a operação da fábrica de Jacareí, onde produz o sedã compacto Chery Tiggo 2 e Arrizo 5. A Caoa também tem fábrica em Anápolis, GO, onde a produção é dividida entre modelos da Hyundai e da Chery.


Foto: Divulgação/Ford

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás