Mercado

Mercado chinês encolhe 8% em 2019

Resultado registra o segundo ano consecutivo de queda

O mercado de veículos na China no ano passado acumulou pouco mais de 28,5 milhões unidades vendidas, volume que representou declínio de 8,2% em relação a 2018. É segundo desempenho negativo consecutivo, depois de registrar queda de 3% no exercício anterior, a primeira contração desde os anos 1990.

Os dados são da CAAM, a associação chinesa dos fabricantes de veículos do país, divulgados à imprensa na segunda-feira, 13. Segundo informações das agências internacionais, a associação justifica o resultado negativo pelo menor crescimento da economia chinesa, além da guerra comercial travada com os Estados Unidos.

Do volume total, automóveis e comerciais leves somaram 21,5 milhões, retração de 9,6% sobre 2018, e 4,3 milhões reúnem caminhões e ônibus, volume 1,1% menor na comparação com o acumulado de 2018.

“Saímos do estágio de desenvolvimento em alta velocidade, após 28 anos de crescimentos consecutivos”, disse Shi Juanhua, representante da associação em entrevista coletiva. “Temos de aceitar a realidade de crescimento em uma velocidade menor. Espero que todos possam olhar com calma para o mercado.”

Vendas de elétricos recuam pela primeira vez

Segundo aborda reportagem da agência especializada Automotive News, devido a corte acentuados nos subsídios para estimular compra de elétricos e híbridos, no fim de junho, a demanda por veículos eletrificados registrou queda pela primeira vez. Nos segmentos, as vendas recuaram 4%, para volume em torno de 1,2 milhão.

Somente os negócios com automóveis 100% elétricos, o declínio foi de 1,2%, para 972 mil unidades, enquanto as vendas de híbridos plug-in caíram 15%, por volta de 232 mil modelos.

Conforme noticiado por agências internacionais, a projeção da associação chinesa para o período que começa é mais uma contração em 2020, de 2%.


Foto: Pixabay

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás