Produto

VW Nivus será produzido na Espanha a partir de 2021

A planta de Pamplona deverá sediar a produção europeia do modelo brasileiro

O SUV cupê Volkswagen Nivus, desenvolvido no Brasil e com lançamento previsto para segundo trimestre deste ano no mercado nacional, será produzido na Espanha provalmente a partir de 2021. A montadora brasileira confirma a escolha do país que sediará o projeto na Europa, mas ainda não revela a data exata do início das vendas do compacto por aqui.

Segundo a Automotiva News Europa, que em ampla reportagem fala da boa aceitação do produto pelos europeus, a produção deverá ser na planta de Pamplona, onde já são fabricados o Polo e o T-Cross, que têm por base a mesma plataforma, a MQB.

Segundo a Automotive News, os executivos da Volkswagen na Europa, que visitaram o estúdio de design da empresa em São Paulo no ano passado, ficaram impressionados com o estilo urbano do modelo e os baixos custos de investimento envolvidos na sua produção. Já foram inclusive feitas clínicas com clientes europeus que mostraram boa receptividade ao modelo projetado no Brasil.

Derivado do Polo e com tamanho inferior ao do T-Cross, o Nivus é fruto do conceito New Urban Coupe e, segundo a Volkswagen do Brasil, “ele vai revolucionar o mercado ao inaugurar um segmento inédito no País”. O compacto, que será produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, é o principal lançamento da marca este ano.

LEIA MAIS

Nivus, o nome do novo SUV compacto da Volkswagen

Volkswagen resgatará linha GTS com Polo e Virtus

VW coloca em ação serviço de aluguel de carros

Ainda segundo a agência de notícias automotivas, o modelo é o primeiro da Volkswagen projetado e desenvolvido inteiramente em um ambiente virtual. Somente peças individuais que diferiam materialmente do Polo foram construídas para fins de validação, mas nenhum protótipo convencional em grande escala foi construído.

O Nivus é o quarto modelo MQB a ser lançado por aqui sob a direção de Pablo Di Si, que assumiu a Volkswagen do Brasil e da América Latina no final de 2017. Os demais são o novo hatch Polo, o sedan compacto Virtus e o SUV T-Cross.

As primeiras imagens do SUV compacto, que faz parte de um pacote de 20 lançamentos prometidos pela marca até o final deste ano, foram divulgadas pela montadora no início do mês passado. O Nivus será equipado com o motor 1.0 TSI e câmbio de 6 marchas, seja manual ou automático.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás