Firme em sua estratégia de desenvolver produtos sob medida para atender as necessidades específicas de cada região do México, a Marcopolo acaba de lançar naquele mercado o Viaggio 950, modelo projetado para competir no subsegmento de rodoviários leves. Além disso, passou a adotar nos produtos lá comercializados a mesma nomenclatura utilizada globalmente pela empresa.
O objetivo, segundo a Marcopolo, é o de ampliar sua participação no mercado mexicano e se aproximar cada vez mais de seus clientes e dos usuários dos veículos da marca. Produzido na planta da empresa em Monterrey, o Viaggio 950 tem conjunto ótico exclusivo, iluminação integral em LED e grade dianteira e para-choque também inéditos, desenvolvidos especialmente para o México.
O novo modelo conta com sanitário, sistema de áudio e vídeo, ar-condicionado e outros vários opcionais internos que se adaptam às necessidades de cada um dos clientes. Com capacidade para transportar de 45 a 49 passageiros, o Viaggio 950 pode ser montado com qualquer marca de chassi disponível no mercado.
O primeiro modelo utiliza chassi MAN RR3 CO 19.400 e tem 12.500 mm de comprimento, 2.600 mm de largura e 3.510 mm de altura.
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Com relação à padronização de nomenclatura, Paulo Andrade, diretor-geral da Marcopolo México, diz que o país era um dos poucos mercados nos quais a empresa atua que não utilizava os nomes de modelos que representam a marca mundialmente. “Agora, ficará muito mais fácil e imediato para os clientes e usuários identificarem e reconhecerem nossos produtos para cada diferente aplicação e os seus atributos”, destaca o executivo.
Assim, os ônibus lá comercializados no segmento de rodoviários passam a ser denominados Paradiso 1800 DD, Paradiso 1600 LD, Paradiso 1350, Paradiso 1200, Paradiso 1050, Viaggio 900 e Viaggio 800. No de urbanos, as nomenclaturas são Torino, Torino Express, Torino Express LE e Viale DD Sunny, além de modelos desenvolvidos exclusivamente para o mercado mexicano, como o Mega TR e Boxer.
Foto: Divulgação/Marcopolo