Balanço mundial destaca desempenho positivo da marca no Brasil
Com queda de 3,4% em suas vendas mundias, índice inferior ao da média global, que foi de 4,8%, o Grupo Renault destaca o bom desempenho das operações brasileiras em seu balanço de 2019 e promete nova ofensiva em veículos elétricos este ano.
A marca comercializou 3,8 milhões de veículos no ano passado, com participação global de 4,2%, e consolidou posições em seus mercados principais, com alta de 1,3% na Europa e avanço de duas posições no mercado Brasil, onde assumiu o 4ª lugar. Além disso, manteve sua liderança na Rússia, com 29% de participação, e foi a única a ampliar vendas de automóveis e comerciais leves na Índia.
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Com relação aos eletrificados, a Renault programa para 2020 o lançamento do Twingo Z.E. e de uma nova gama de modelos híbridos e híbridos recarregáveis, batizada de E-TECH. “A atratividade dos novos produtos junto aos clientes permitirá que o grupo continue melhorando seu posicionamento de preços, estratégia iniciada em 2019”, informa a fabricante.
As vendas de veículos elétricos do grupo aumentaram 23,5% em 2019 para 62.447 unidades. Lançado no fim do ano, o novo Zoe será o carro-chefe da gama desse tipo de produto este ano. No segmento de veículos utilitários elétricos, o Kangoo Z.E. teve emplacamentos ampliado em 19,2%, para 10.349 unidades, confirmando liderança nesse mercado. Na China, o Grupo lançou o Renault City K-ZE em novembro e registrou 2.658 vendas em 2 meses.
No segmento de veículos utilitários, os volumes do grupo avançaram 0,7%, atingindo um novo recorde de vendas, desempenho obtido graças à performance da marca na Europa, com um avanço de 3,6%, em um mercado que aumentou 2,8%. A marca Renault Pro+ manteve novamente suas duas lideranças na Europa, tanto em volumes de vendas de furgões e pequenos furgões, como em vendas de veículos utilitários elétricos.
A empresa registrou avanço de 1,3% na Europa, em um mercado que teve alta de 1,2%. No Brasil, os volumes de vendas cresceram 11,3%, para 239.174 veículos, e a participação de mercado atingiu um nível recorde de 9% devido aos bons resultados do Kwid.
Foto: Divulgação/Renault
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