Empresa

Scania inicia teste com caminhões a célula de combustível

Atacadista norueguês Asko incorpora na frota quatro veículos com a tecnologia

A Scania e o atacadista Asko iniciaram operações reais de distribuição de carga com o uso de caminhões elétricos alimentados por células de hidrogênio. A empresa colocará quatro veículos em atividade em Trondeheim, na Noruega.

A iniciativa é um projeto piloto, um dos primeiros do gênero, que proporcionará aprendizado para ambas as empresas, além de base de desenvolvimento para a fabricante.

A Scania segue roteiro em direção a uma transformação para um transporte sustentável, menos dependente de combustíveis fósseis. “Uma parte importante desta jornada é feita em conjunto com alguns parceiros, no desenvolvimento da solução próximo ao cliente”, lembra em nota Karin Rådström, chefe de vendas e marketing da Scania.

Ampla gama de soluções

De acordo com a empresa, da mesma maneira com que trabalha nas tecnologias empregadas em motores térmicos, a eletrificação também recebe uma abordagem multifacetada para poder entregar ampla gama de soluções, dos veículos híbridos aos 100% elétricos.

A tecnologia utilizada pelos caminhões que chegaram na Asko, o motor convencional deu lugar a um motor elétrico, alimentado pela corrente elétrica produzida pela célula de combustível a partir de uma reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio. O restante do trem de força é composto pelos mesmos componentes usados ​​nos caminhões e ônibus híbridos que a Scania já fornece.

Os veículos são configurados como 6×2, tem peso bruto total de 26 toneladas, motor elétrico de 290 kW, transmissão de duas velocidades e torque máximo de 2.200 Nm. A capacidade instalada da bateria é de 56 kW/h, traz reservatório de armazenamento de hidrogênio de 33 kg a 350 bar e autonomia estimada entre 400 e 500 quilômetros.

LEIA MAIS

Scania e Navistar juntas em cooperação no Canadá

Scania vende primeiro caminhão a gás na Fenatran

Scania AXL: autônomo e sem cabine.


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás

Ford amplia produção da Ranger para 70 mil unidades em 2025

Diante do sucesso do modelo no Brasil e outros mercados, oferta da fábrica de Pacheco…

% dias atrás

Compacto da Fiat atinge produção de 600 mil unidades

Produzido em Betim há oito anos, Mobi já vendeu meio milhão de unidades no Brasil

% dias atrás