A Ford promete para o segundo trimestre a revelação da versão final do SUV Bronco, por enquanto apresentado apenas camuflado em testes variados, inclusive no deserto. Produzido de 1966 a 1996, o veículo que virou ícone 4×4 nos Estados Unidos será agora um produto global.
Segundo a fabricante revelou nesta terça-feira, 21, o modelo passa atualmente pelos seus retoques finais. “A Ford ajudou a criar o fenômeno off-road e se especializou nesse tipo de veículo por décadas – do Bronco à Raptor”, comenta Jim Farley, presidente de mercados globais da montadora. “Agora, estamos prontos para recuperar nosso
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Desenvolvido inicialmente como SUV compacto, com chassi próprio 3,85 m de comprimento, o Bronco tornou-se um SUV grande nas quatro gerações seguintes, derivado das picapes da Série F. Com três portas e outras características únicas, ele teve a produção em encerrada no ano-modelo 1997, abrindo espaço no portfólio da marca para os SUVs familiares de quatro portas.
O conceito da sexta geração do Bronco foi apresentada no Salão de Detroit de 2004, com design inspirado no modelo original e baseado na arquitetura global da Ranger, com chassi de perfil retangular fechado e tecnologias avançadas. A primeira geração, que durou de 1966 a 1977, tinha inicialmente motor 2.8 de seis cilindros e transmissão manual de três velocidades. Só depois ganhou as opções de motor V8 e transmissão automática.
Na segunda geração (de 1978 a 1979), o veículos off-road entrou para o segmento de SUVs grandes, crescendo 71 cm no comprimento, 28 cm na largura e 10 cm na altura. Ele tinha como base a F-100 4×4, em versão encurtada. O teto rígido removível continuou a ser uma característica do utilitário, assim como as três portas, o eixo rígido dianteiro e a tração 4×4.
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Já o Bronco de terceira geração (de 1980 a 1986) foi baseado na F-150 e ganhou suspensão dianteira independente. Em 1982, o oval azul na grade dianteira substituiu as letras Ford no capô. Essa geração também foi montada e vendida na Austrália.
A quarta geração do Bronco foi de 1987 a 1991 e a quinta e última durou de 1992 a 1996, época em que foram introduzidos vários itens de segurança no modelo, como cintos traseiros de três pontos, vigas de portas reforçadas e airbag do motorista de série. Também por questão de segurança, sua capota deixou de ser removível. Agora é esperar o segundo trimestre para ver as novidades que a Ford trará na sexta geração.
Foto: Divulgação/Ford