Empresa

VW quer manter crescimento acima da média da indústria

Na contramão do setor, Pablo Di Si projeta expansão nas exportações e promete venda digital em toda a rede até o fim do ano

AVolkswagen Brasil encerrou 2019 com a produção de 486,9 mil automóveis e comerciaias leves, o que representou crescimento de 12,3% sobre 2018, índice bem superior ao da média da indústria local, que foi de 2,1.%.

Os números foram revelados pelo presidente e CEO da montadora para a América Latina, Pablo Di Si, durante lançamento do Polo GTS em Mogi-Guaçu, SP, quando aproveitou para divulgar a intenção da marca de continuar ganhando participação no mercado interno, além de ampliar exportações este ano, na contramão do que a Anfavea projeta para o setor.

Novos produtos, como as versões GTS do Polo e do Virtus, além do SUV compacto Nivus, que chega ainda neste primeiro semestre, vão contribuir para o programado crescimento de dois dígitos nas vendas internas da marca em 2020 – a estimativa da Anfavea para o mercado como um todo é de alta de 8%.

Além disso, também vão favorecer os negócios da Volkswagen a implantação da venda digital em toda a sua rede de concessionárias. Atualmente apenas cinco dos seus mais de 500 pontos de venda no País adotam esse sistema.

LEIA MAIS

O esportivo Polo GTS chega ao mercado por R$ 99.470

Nivus, o nome do novo SUV compacto da Volkswagen

Sem revelar índice, Di Si garantiu que a meta da empresa é a de continuar expandindo produção este ano acima da média da indústria. O executivo atribui os bons resultados de 2019 ao crescimento das vendas internas acima da média do mercado – alta de 12% ante os 7,6% do setor com um todo – e também ao fato de suas exportações terem caído bem menos do que as do setor em geral.

“Conseguimos compensar parte das perdas  para a Argentina com as vendas do Virtus e T-Cross para o México e da picape Saveiro para o Peru”, destacou Di Si. “Enquanto na média da indústria automobilística brasileira a participação das vendas externas na produção é de 14,5%, nós mandamos para o exterior 21,9% do total que fabricamos no País”.

Ante queda de 29% das exportações de veículos brasileiros no ano passado. os embarques da Volkswagen para outros países foram reduzidos em apenas 4,6%, fator decisivo para a montadora garantir aumento da produção quase seis vezes acima de média da indústria.

Di Si não revela em quanto a montadora programa expandir exportações, mas lembra que será iniciada este ano a  venda do T-Cross no continente africano. “Não são volumes grandes, mas vamos exportar para seis ou sete países daquele continente, um nicho importante para os produtos brasileiros”.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás