Empresa

Luca De Meo assumirá como CEO da Renault mundial em julho

Executivo italiano vinha atuando no Grupo Volkswagen há onze anos. Olivier Murguet deixa a empresa.

O Conselho de Administração do Grupo Renault nomeou hoje (28), em reunião liderada pelo presidente Jean-Dominique Senard, Luca de Meo como CEO da Renault SA  a partir de 1º de julho.

Em nota oficial, a montadora disse que considerou que “o Sr. Luca de Meo, através de sua carreira, sua experiência e seu sucesso em suas funções anteriores, combina todas as qualidades para contribuir com todos os aspectos do desenvolvimento e transformação do Groupe Renault”.

Clotilde Delbos, diretora executiva interina da Renault S.A., comandará a empresa até a chegada de De Meo. O Conselho de Administração também aprovou que assim que entregar a função para o novo CEO,  Delbos passará a vice-presidente executiva da montadora.

“Luca de Meo é um grande estrategista e visionário de um mundo automotivo em rápida mudança. Sua experiência, mas também sua paixão por carros, fazem dele um ativo real para o grupo “, afirmou Senard no texto.

Italiano de Milão, De Meo, de 53 anos, cursou administração de empresas na Universidade Comercial Luigi Bocconi. Começou sua carreira no setor automotivo há mais de vinte anos na própria Renault para depois acumular passagens pela Toyota Europa e no Grupo Fiat, onde foi responsável pelas marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo.

LEIA MAIS

→ A década dourada da Renault no Brasil

→ Renault promete nova ofensiva em elétricos este ano

Em 2009, passou a responder pela diretoria de marketing do Grupo Volkswagen. Três anos depois, foi nomeado membro do Conselho de Administração responsável pelas vendas e marketing da Audi AG. Nos últimos cinco anos vinha respondendo pela presidência da SEAT  e  era membro dos Conselhos de Supervisão Ducati e Lamborghini,  além de presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen na Itália.

Murguet –  Após trinta anos no Grupo Renault, Olivier Muguet deixou a empresa. Muito conhecido por sua longa atuação no Brasil e na América Latina na última década, o  executivo, afirma a Renault, se dedicará a projetos pessoais.

Murguet ocupava a vicê-presidência de regiões, vendas e marketing e foi substituído nesta terça-feira por Denis Le Vot, até agora atuando como vice-presidente da Aliança, para a Unidade de Negócios LCV e membro do Comitê de Gestão do Groupe Renault.


 

Foto: Divulgação/ Renault

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás