No ano passado, a Mercedes-Benz do Brasil apurou crescimento de 40% nas exportações de chassis para a Indonésia, um dos principais mercados do Sudeste Asiático. De acordo com os números da companhia, de janeiro a dezembro as remessas somaram pouco mais de 1 mil unidades ante 726 contabilizadas em 2018.
Do volume exportado, 762 chassis foram do OH 1626 para atuar em operações urbanas e interurbanas. “O modelo se tornou popular naquele país especialmente nos corredores do sistema BRT e em linhas alimentadoras da capital Jacarta”, conta Alexandre Lasmar, gerente de vendas e exportações para Oriente Médio e Norte da África da montadora.
Liderança nas vendas de chassi
Além do OH 1626, a fábrica de São Bernardo do Campo (SP) também produziu encomendas de 180 unidades do modelo urbano OH 1526 e 84 do O 500 RS para aplicação rodoviária.
Segundo Lasmar, a demanda de ônibus na Indonésia soma por volta de 2,5 mil unidades anuais. A marca da estrela de três pontas lidera, com participação em torno de 40%.
“A Mercedes-Benz do Brasil responde por cerca de 70% das vendas anuais da marca. O restante é negociado pela Daimler Commercial Vehicles Indonésia e pela EvoBus, empresas do Grupo Daimler”, completa o gerente.
Lasmar lembra que 12 empresas encarroçadoras trabalham em parceria com a Daimler no país. Os clientes adquirem os chassis pelo concessionário da marca e finalizam o ônibus na implementadora de sua escolha.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz registra recorde nas vendas de Sprinter
→Mercedes-Benz tem novo cliente na América do Sul
→Mercedes-Benz cria segundo turno na fábrica de ônibus
→Mercedes-Benz reforça soluções em BRT
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação