Empresa

Volkswagen inicia produção pré-série do Tarek na Argentina

Novo SUV da marca e a fabricação da caixa de câmbio MQ281 envolvem investimento de US$ 800 milhões

Em encontro com o presidente da Argentina, Alberto Fernandes, na Alemanha, dirigentes da Volkswagen confirmaram investimento de US$ 800 milhões naquele país e o início da produção das primeiras pré-séries do SUV Tarek no Centro Industrial de Pacheco, e da caixa de câmbio MQ281 em Córdoba.

Dentre os participantes do encontro, estavam Andreas Tostmann, membro do conselho diretor da Marca Volkswagen responsável pela produção e logística, Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, e Thomas Owsianski, presidente e CEO do grupo na Argentina. A reunião foi realizada como parte da programação da viagem do presidente da Argentina à Alemanha para um encontro com a chanceler Angela Merkel.

O Tarek — o primeiro SUV que a marca produzirá no país vizinho — será exportado para toda a região. Só ele envolve investimento de US$ 650 milhões na Argentina, destinado à modernização da tecnologia e infraestrutura de suas plantas produtivas, à implementação da nova plataforma global MQB A e de uma nova área de pintura na fábrica de Pacheco, com inovações em qualidade e melhoras ambientais.

O Tarek recebe é produzido e vendido como Tharu na China

Segundo a fabricantes, o aporte está alinhado com a estratégia Together 2025 do Grupo Volkswagen, que tem como um de seus principais objetivos aumentar a oferta de SUVs em todo o mundo, juntamente com um processo de regionalização da marca, que visa estar cada dia mais próxima de seus clientes nos diferentes mercados.

Os ouros US$ 150 milhões serão destinados à produção da caixa de câmbio MQ281 de seis velocidades, a ser exportada integralmente para a Europa.

“Para a Volkswagen é muito importante continuar desenvolvendo e modernizando nossas fábricas em todo o mundo. Com os novos projetos destinados à Argentina, ratificamos nosso compromisso e a permanência da marca no país”, afirmou Tostmann durante o encontro.

De acordo com Di Si, a Argentina é um pilar fundamental para a Volkswagen América Latina. “Nosso objetivo é fortalecer a marca na região, gerando uma base financeira sólida e alcançando maior participação no mercado e mais rentabilidade. Com este propósito, investimos US$ 800 milhões em tecnologia, inovação e infraestrutura para garantir a sustentabilidade de nossos centros industriais”.

LEIA MAIS

Presidente da Volkswagen aposta na retomada do mercado argentino

O esportivo Polo GTS chega ao mercado por R$ 99.470

O presidente da fabricante no país vizinho destacou, por sua vez, que a reunião desta segunda-feira, 3, foi histórica, já que reafirma o forte compromisso que o grupo tem com a Argentina há 40 anos e ratifica a intenção de continuar investindo na renovação de seus produtos, na qualidade, produtividade e infraestrutura, assim como na capacitação e desenvolvimento de seus empregados e na competitividade de toda a cadeia da valor”.


Foto: Divulgação/VW

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás