Marketing

Como efeito dominó, Mitsubishi e Suzuki também desistem do salão

Marcas argumentam que custos do evento são altos

Desde o início deste ano, BMW, Toyota, GM e Hyundai anunciaram que não participarão do Salão do Automóvel de São Paulo, previsto para 12 a 22 de novembro no São Paulo Expo. Esta semana, Mitsubishi e Suzuki, marcas do Grupo HPE, também confirmaram que não exibirão seus veículos na mostra paulistana que completa exatos 60 anos em 2020.

Mais explícitas que as demais, que argumentam revisão — algumas mundiais  — de suas estratégias de marketing, a HPE reconheceu que a decisão se deve aos altos custos para participar do evento organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e que tem apoio oficial da própria Anfavea, entidade que reúne os fabricantes de veículos.

Um estande médio e todos os custos relativos à area, energia, funcionários e serviços ao longo do salão, ilustra um executivo de importadora, não sai por menos de R$ 5 milhões. As marcas líderes de mercado, com aréas muito maiores, costumam investir pelo menos três vezes mais

Com Mitsubishi e Suzuki, que reconhecem que ainda podem rever a decisão caso novas negociações com a orgrnização resultem em menor desembolso, a lista de ausentes já reúne 14 marcas e supera a de confirmadas.

Mas, reservadamente, outras  empresas dizem estar estudando o custo-benefício de participar de um salão esvaziado.

LEIA MAIS

→Hyundai também desiste de participar do Salão do Automóvel


 

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás