Marketing

Como efeito dominó, Mitsubishi e Suzuki também desistem do salão

Marcas argumentam que custos do evento são altos

Desde o início deste ano, BMW, Toyota, GM e Hyundai anunciaram que não participarão do Salão do Automóvel de São Paulo, previsto para 12 a 22 de novembro no São Paulo Expo. Esta semana, Mitsubishi e Suzuki, marcas do Grupo HPE, também confirmaram que não exibirão seus veículos na mostra paulistana que completa exatos 60 anos em 2020.

Mais explícitas que as demais, que argumentam revisão — algumas mundiais  — de suas estratégias de marketing, a HPE reconheceu que a decisão se deve aos altos custos para participar do evento organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e que tem apoio oficial da própria Anfavea, entidade que reúne os fabricantes de veículos.

Um estande médio e todos os custos relativos à area, energia, funcionários e serviços ao longo do salão, ilustra um executivo de importadora, não sai por menos de R$ 5 milhões. As marcas líderes de mercado, com aréas muito maiores, costumam investir pelo menos três vezes mais

Com Mitsubishi e Suzuki, que reconhecem que ainda podem rever a decisão caso novas negociações com a orgrnização resultem em menor desembolso, a lista de ausentes já reúne 14 marcas e supera a de confirmadas.

Mas, reservadamente, outras  empresas dizem estar estudando o custo-benefício de participar de um salão esvaziado.

LEIA MAIS

→Hyundai também desiste de participar do Salão do Automóvel


 

Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás