Lançado no Brasil em 2011, somente agora o Renault Duster chega à sua segunda geração, com mudanças estéticas e tecnológicas mais significativas. Antecipando-se ao lançamento do modelo em março, a Renault divulgou nesta quarta-feira, 5, as primeiras imagens do exterior e interior do veículo.
Já em produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a nova geração chega para fazer frente aos concorrentes de outras marcas que chegaram ao longo da última década e em pouco tempo ganharam participação expressiva no mercado.
No ano passado, por exemplo, o Duster emplacou apenas 26,2 mil unidades, ocupando a 9ª posição no ranking dos SUVs mais vendidos no Brasil, com fatia de apenas 4,3%. Por ocasião do seu lançamento chegou a liderar esse mercado, época em que eram poucos os concorrentes, dentre os quais o Ford EcoSport e Hyundai Tucson.
LEIA MAIS
→A década dourada da Renault no Brasil
→Venda de SUVs cresce o dobro da média do mercado
Vale lembrar que por ocasião da chegada do Duster ao mercado, o segmento de SUVs respondia por menos de 10% do mercado. Hoje, praticamente 1/4 das vendas totais de automóveis envolve veículos do gênero. Na liderança estão dois modelos da Jeep, o Renegade e o Compas.
A Renault ainda não revelou seus planos para a nova geração do Duster, mas tudo indica que a partir do mês que vem a empresa consiga ampliar participação no concorrido segmento de SUVs. Em 2019, a marca francesa bateu recorde de vendas no mercado brasileito, sendo o compacto Kwid atualmente o seu carro-chefe no País.
Foto: Divulação/Renault