Companhia vendeu 577 mil veículos na região, com lucro antes de impostos ajustado de € 501 milhões e margem de 5,9%
Balanço global divulgado pela FCA, Fiat Chrysler Automobiles, nesta quinta-feira, 6, destaca o desempenho positivo da América Latina e, em particular, do Brasil nos excelentes resultados que apresentou em 2019. A companhia teve lucro líquido de operações contínuas de € 2,7 bilhões, lucro líquido ajustado de € 4,3 bilhões e EBIT (lucro antes de impostos) ajustado de € 6,7 bilhões, com margem de 6,2%.
As expectativas são favoráveis para 2020, com a projeção de um EBIT ajustado superior a € 7 bilhões. No ano passado, as vendas mundiais do grupo somaram 4,42 milhões de veículos, com as operações da região latino-americana perdendo apenas para as da América do Norte.
Segundo comunicado da FCA, “o crescimento do mercado brasileiro ao longo de 2019 foi um contrapeso à retração do mercado argentino, resultando na venda de 577 mil veículos na América Latina e em EBIT ajustado de € 501 milhões e margem de 5,9%, no melhor desempenho regional do grupo depois da América do Norte”.
Na avaliação do CEO da FCA, Mike Manley, o ano passado foi um ano histórico para a FCA. “Continuamos a agregar valor para nossos acionistas e adotamos ações para prosperar no futuro, fortalecendo substancialmente nossa posição financeira, comprometendo-nos com os principais investimentos em produtos e firmando um acordo de combinação com a PSA”.
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Ainda de acordo com Manley, o balanço divulgado demonstra que, durante 2019, a FCA cumpriu seu compromisso com a geração contínua de valor para os acionistas e alcançou um forte desempenho devido, principalmente, ao resultado recorde na América do Norte, que registrou um EBIT ajustado de € 6,7 bilhões e margem de 9,1%, e aos melhores resultados na América Latina.
Dentre as ações estratégicas do ano passado, a FCA destaca a aprovação de um investimentos para expandir a capacidade de produção em Michigan, Estados Unidos, a próxima geração de Jeep Grand Cherokee, os novos Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer e um novo Jeep SUV de três fileiras de assentos.
O segundo trimestre de 2019 foi marcado pela realização de acordos de parceria com a Enel X e o Grupo Engie para desenvolver soluções de mobilidade eletrônica para veículos eletrificados na Europa. No terceiro trimestre, foram anunciados planos para renovar, expandir e eletrificar o portfólio de produtos Maserati.
No último trimestre, a empresa estabeleceu um acordo para vender os negócios de componentes automotivos em ferro fundido do grupo operados por meio da subsidiária Teksid S.p.A. Também no final do ano a FCA e o Grupo PSA concordaram com uma fusão 50/50, que criará uma empresa líder em mobilidade global e ganhará forma até o final deste ano ou início de 2021.
Foto: Divulgação/FCA
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