Produto

Primeira imagem oficial da nova picape Fiat Strada

Modelo líder do mercado terá versão quatro portas

A picape mais vendida do Brasil mudará  em breve e bastante. A Fiat divulgou nesta sexta-feira (7) a  imagem da silhueta do modelo, que chegará ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre. A primeira foto oficial da montadora confirma que a picape fabricada em Betim (MG) terá, pela primeira vez, versão quatro portas, além da convencional de duas portas.

A nova Strada compartilhará componentes de produtos já conhecidos, como Argo e Mobi, e será um pouco maior do que a atual geração. A FCA não confirma, mas há possibilidade de que a nova geração conviva por algum tempo com a atual, que serveria como alternativa mais barata para o trabalho.

Nada menos do que 95% de todas as Strada negociadas no ano passado foram pela modalidade de vendas diretas. A estratégia de manter um produto mais acessível, assim, seria importante para evitar um eventual “buraco” nas vendas de um produto estratégico para a marca no Brasil.

Atual geração pode conviver com a nova por algum tempo como opção de entrada

Sozinha, a Strada somou 76,3 mil licenciamentos e representou 21% dos mais de 366 mil  automóveis e comerciais leves Fiat vendidos no mercado interno em 2019. Por pouco, menos de 2 mil unidades, não foi o veículo mais vendido da marca — perdeu para o Argo, com 79 mil emplacamentos.

No segmento de picapes compactas, há anos o modelo domina mais da metade dos negócios. A participação no ano passado passou de 58% sobre as 134 mil unidades registradas em conjunto comVolkswagen Saveiro e Chebrolet Montana, que detiveram, respectivamernte, 32% e 9,5% das vendas.

Lançada em 1998, apenas dois anos depois do Palio, hatch que deu origem à família que contou ainda com a station wagon Weekend, cuja produção foi encerrada no mês passado, a Strada já acumula perto de 1,4 milhão de unidades vendidas desde então.

LEIA MAIS

→ FCA destaca a América Latina em seu balanço global

→ Fiat Weekend sai de cena após 23 anos de produção

Sempre sobre a mesma plataforma, passou por mudanças estéticas importantes nessas duas décadas e se destacou por apresentar propostas inéditas para o segmento, como a cabine estendida de três portas e a versão Adventure, fundamental para a imagem do produto até hoje, e o diferencial de bloqueio eletrônico Locker.

A picape também tem papel importante na pauta de exportações da FCA.  De Betim, ela segue para vários mercados latino-americanos, onde também é vendida sob a marca RAM.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás