Produto

Primeira imagem oficial da nova picape Fiat Strada

Modelo líder do mercado terá versão quatro portas

A picape mais vendida do Brasil mudará  em breve e bastante. A Fiat divulgou nesta sexta-feira (7) a  imagem da silhueta do modelo, que chegará ao mercado brasileiro ainda no segundo trimestre. A primeira foto oficial da montadora confirma que a picape fabricada em Betim (MG) terá, pela primeira vez, versão quatro portas, além da convencional de duas portas.

A nova Strada compartilhará componentes de produtos já conhecidos, como Argo e Mobi, e será um pouco maior do que a atual geração. A FCA não confirma, mas há possibilidade de que a nova geração conviva por algum tempo com a atual, que serveria como alternativa mais barata para o trabalho.

Nada menos do que 95% de todas as Strada negociadas no ano passado foram pela modalidade de vendas diretas. A estratégia de manter um produto mais acessível, assim, seria importante para evitar um eventual “buraco” nas vendas de um produto estratégico para a marca no Brasil.

Atual geração pode conviver com a nova por algum tempo como opção de entrada

Sozinha, a Strada somou 76,3 mil licenciamentos e representou 21% dos mais de 366 mil  automóveis e comerciais leves Fiat vendidos no mercado interno em 2019. Por pouco, menos de 2 mil unidades, não foi o veículo mais vendido da marca — perdeu para o Argo, com 79 mil emplacamentos.

No segmento de picapes compactas, há anos o modelo domina mais da metade dos negócios. A participação no ano passado passou de 58% sobre as 134 mil unidades registradas em conjunto comVolkswagen Saveiro e Chebrolet Montana, que detiveram, respectivamernte, 32% e 9,5% das vendas.

Lançada em 1998, apenas dois anos depois do Palio, hatch que deu origem à família que contou ainda com a station wagon Weekend, cuja produção foi encerrada no mês passado, a Strada já acumula perto de 1,4 milhão de unidades vendidas desde então.

LEIA MAIS

→ FCA destaca a América Latina em seu balanço global

→ Fiat Weekend sai de cena após 23 anos de produção

Sempre sobre a mesma plataforma, passou por mudanças estéticas importantes nessas duas décadas e se destacou por apresentar propostas inéditas para o segmento, como a cabine estendida de três portas e a versão Adventure, fundamental para a imagem do produto até hoje, e o diferencial de bloqueio eletrônico Locker.

A picape também tem papel importante na pauta de exportações da FCA.  De Betim, ela segue para vários mercados latino-americanos, onde também é vendida sob a marca RAM.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo CE inicia oferta de nova geração de caminhões articulados

Recursos aprimorados dos modelos A45 e A50 garantem operações fora de estrada mais seguras e…

% dias atrás

Toyota brasileira mostra tecnologia híbrida-flex no Japão

Além de participar da Semana da Mobilidade, montadora marcará presença do Brazilian Day em 21…

% dias atrás

Fiat espera preço do VW Tera para divulgar o do Pulse, R$ 1 mil mais barato

Uma semana depois da apresentação da linha 2026 montadora informa que versão Drive 1.3 MT…

% dias atrás

Exportação de autopeças para os EUA cai 4,8% e compras na China crescem 23,7%.

Déficit comercial no quadrimestre teve evoluiu 14,1%, atingindo US$ 7,54 bilhões

% dias atrás

Acea: mercado de automóveis na Europa mostra estabilidade até abril.

Primeiro quadrimestre de 2025 registra leve baixa de 0,4%

% dias atrás

Salvador coloca para rodar ônibus elétrico articulado da Higer

Teste com o modelo Azure A18BR contribuirá no planejamento de ampliar frota elétrica na capital…

% dias atrás