Empresa

Scania tem o Brasil como o maior mercado de caminhões

Desempenho de 2019 também mostra que as adesões aos serviços de gestão da marca são as maiores no País

No ano passado, a Scania contabilizou 12,7 mil caminhões vendidos ao transportador brasileiro. O volume, além de registrar o melhor resultado dos últimos cinco anos da empresa, coloca o Brasil mais uma vez como o maior o seu mercado em todo o mundo.

Para o Roberto Barral, vice-presidente das operações comerciais da Scania no Brasil, o desempenho comprova as virtudes elencadas pela empresa para a nova geração de caminhões da marca, destacadas em economia de combustível, de até 12% em relação a linha anterior, e serviços de conectividade. “O resultado mostra que estamos no caminho certo, em uma estratégia de negócio baseada na sustentabilidade ambiental, econômica e social”, resume.

As entregas da Scania no ano passado representaram um crescimento 47,6% sobre as vendas de 2018, quando a fabricante apurou 8,6 mil emplacamentos. Nos subsegmentos nos quais atua, de caminhões semipesados e pesados, o desempenho permitiu avançar na participação do mercado acima de 16 toneladas, de 16,4%, quando encerrou 2018, para 17%, no fim de 2019.

Pesados em alta, semipesados em baixa

Os pesados foram os que sustentaram o resultado da empresa, com 12,6 mil unidades negociadas, alta de 57,8% em relação às 8 mil licenciadas no exercício anterior. Um crescimento de 9 pontos porcentuais acima da evolução média da categoria, de 48,7%.

“O crescimento foi embasado na ampliação de frotas, especialmente nos transportes de grãos, apesar do preço da soja, e cargas frigorificadas, impulsionadas pelas exportações de carne para a China”, avalia Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Se os pesados representaram a maior força de venda da Scania, os números mostram que a marca precisa acertar a mão na categoria de semipesados. Apesar do forte argumento da economia de combustível, o mercado transportador absorveu apenas 88 unidades m 2019, uma queda de 85,6% em relação ao ano anterior.

“Temos uma oferta inédita na categoria, o motor de 7 litros que não está acontecendo”, admite Munhoz. “Ainda não sabemos como trabalhar esse mercado. Estamos estudando como participar melhor do segmento para entrar bem.”

Conectividade apoia serviços

A fabricante, no entanto, já colhe resultados positivos em campo relativamente novo: o de serviços baseados na conectividade. A tecnologia permitiu à empresa oferecer planos de manutenção customizados de acordo com a operação do veículo. Em apenas três anos, desde que iniciou a oferta da solução, a frota somou até o fim do ano passado, 30 mil veículos conectados, o dobro do quantificado em 2018.

Do total dos veículos conectados, 50% opera com o chamado Pacote Desempenho, o programa mais completo de gestão oferecido pela empresa, universo que também representa o maior das operações de pós-venda da companhia no mundo.

O aumento nas ativações permitiu à marca apurar crescimento de 48% nas vendas de planos de manutenção, formando um conjunto de quase 16 mil veículos. “Em 2019, 60% das vendas de veículos Scania saíram de fábrica com algum programa de manutenção. Em 2018, a participação foi de 40%”, lembra Marcelo Montanha, diretor de serviços da fabricante.

A expectativas do diretor é de registrar mais avanços em 2020. A área planeja encerrar o período com aumento de 33% no portfólio de programas de manutenção e atender 21 mil veículos e somar mais 50% na frota de caminhões e ônibus conectados, alcançando 45 mil unidades.

LEIA MAIS

→Scania acelera projetos com caminhão a gás

→Mercado de caminhões avança 33% em 2019

→Caminhões pesados sustentam a produção

→Scania lança plano que inclui manutenção corretiva


Foto: Scania/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás