Indústria

Airbags foram alvo de 25 recalls no Brasil em 2019

Montadoras fizeram 107 chamamentos no total

Um de cada quatro recalls de veículos no Brasil envolveu problemas com airbags em 2019. Das 107 campanhas realizadas pelos fabricantes de veículos, o reparo ou substituição do sistema de proteção suplementar motivou 25 convocações, aponta levantamento do aplicativo Papa Recall.

Os defeitos em airbags superaram os problemas de softwares, alvo de 17 campanhas, e dos sitemas elétricos e de direção, que exigiram dez recalls cada.

Os 107 recalls de 2019 afetaram 192 modelos de 25 marcas. Alguns mereceram destaque extra, como o da Volkwagen, que recomprou 194 carros nacionais e importados de diversoss modelos e que foram fabricados entre 2008 e 2017 com peças pré-série, e de 19 mil unidades do novíssimo Chevrolet Onix Plus, por risco de incêndio.

A Mercedes-Benz foi a empresa que mais vezes se viu obrigada a convocar proprietários de seus veículos. Foram onze oportunidades. Volkswagen e Ford fizeram dez campanhas cada e a BMW, nove. Porsche, com oito recalls, Chevrolet, sete, Audi, seis, Jeep e Peugeot, cinco, Citroën e Fiat, quatro, Land Rover, Mitsubishi e Volvo, três, Honda, Hyundai, Lexus, RAM, Renault e Subaru, uma, completam a lista.

O  modelo de alto volume que mais vezes esteve envolvido em recalls foi o Volkswagen Tiguan. Os proprietários do SUV tiveram que comparecer às revendas da marca para recompra do veículo em janeiro e nos meses seguintes para correções no chicote elétrico, na suspensão e no sistema de airbag.

Os poucos proprietários do caríssimo Porsche Panamera, porém, foram convidados a visitar as concessionárias  ainda com maior frequência. O modelo apresentou defeitos nos sistemas de freio, de direção, ar-condiconado, airbags, bucha da alavanca seletora e ainda teve atualização de softwares em duas oportunidades.

LEIA MAIS

→ Mercedes-Benz convoca recall de 11 mil caminhões

→ Honda convoca 27,5 mil veículos por defeito no airbag


Foto: Divulgação/Hyundai

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Nissan e Honda confirmam negociações para fusão

Objetivo é fazer frente à investida dos carros eletrificados chineses. Mitsubishi também pode participar.

% dias atrás

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás