Empresa

Iveco produzirá o Nikola Tre na Alemanha

Unidade de Ulm receberá aporte inicial de € 40 milhões com início da produção previsto para o primeiro trimestre de 2021

A fábrica da Iveco de Ulm, na Alemanha, foi a escolhida para ser o local de produção do Nikola Tre, projeto de caminhão pesado movido a bateria e célula de combustível da startup Nikola Motor Company.

No ano passado, a CNH Industrial anunciou aporte de US$ 250 milhões na Nikola em uma parceria estratégica para desenvolvimento e produção de caminhão pesado elétrico como ponto de partida em direção ao modelo movido a célula de combustível.

Incialmente, as parceiras no projeto aplicarão €40 milhões para adequar as instalações da unidade alemã. A estimativa é de que o início da produção ocorra no primeiro trimestre de 2021 e as primeiras entregas no mesmo ano.

“A decisão de fabricar o Nikola Tre em Ulm, um centro de excelência em engenharia de caminhões para serviços pesados, ressalta a localização estratégica no centro do polo tecnológico de células de combustível da Alemanha”, destaca em nota Hubert Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial.

Para o representante da companhia, o início da produção do Nikola anuncia para breve uma nova realidade no ecossistema do transporte de carga, na qual possibilitará aplicações de longa distância com emissão zero.

Plataforma Iveco S-Way, tecnologia Nikola

Os primeiros caminhões a entrarem em linha serão cavalos-mecânicos 100% elétricos configurados como 4×2 e 6×2. Terão capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornecerá até 480 kW de energia contínua.

A nova plataforma do Iveco S-Way é a base de desenvolvimento do modelo, sobre a qual incorpora a tecnologia da Nikola. Os testes devem começar este ano e, as empresas esperam levar o protótipo para o Salão de Hanover, em setembro próximo.

As versões elétricas com célula de combustível serão construídas sobre a mesma plataforma e testadas pelo projeto H2Haul, financiado pela União Europeia ao longo do ano que vem. O lançamento no mercado é esperado para 2023.

LEIA MAIS

→Iveco: separar para conquistar.


Foto: CNH Industrial/Nikola/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás