De acordo com o Serpro, 5 milhões de veículos já usam a nova PIV
O governo federal, por meio do Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, informou nesta quinta-feira, 19, que todos os estados brasileiros e o Distrito Federal estão aptos a emplacar veículos com o novo modelo da Placa de Identificação Veicular (PIV) no padrão Mercosul.
“O novo modelo corrige equívocos da antiga placa Mercosul, diminui o custo e garante mais segurança” afirma o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. “Nós eliminamos todos os elementos da placa que a encareciam. Tiramos o chip e os elementos gráficos patenteados e, principalmente, abrimos para vários estampadores”.
O governo federal não estabeleceu preço único para a nova placa, apostando na lógica da livre concorrência. Segundo o Ministério da Infraestrutura, cabe aos Detrans estaduais e do Distrito Federal credenciar empresas capacitadas para estampar e para vender ao consumidor final. Dessa forma, o proprietário do veículo poderá buscar o valor mais em conta na hora de adquirir o item.
LEIA MAIS
→Implantação da nova placa Mersocul prejudica emplacamentos
Nessa primeira fase, a nova placa passa a ser obrigatória no primeiro emplacamento de automóvel 0 Km, para proprietários de veículos que já têm a placa antiga (placa cinza) mas precisam alterar o município ou estado e se houver necessidade de uma nova placa por motivo de roubo, furto, dano ou extravio.
De acordo com o Serpro, 5 milhões de veículos já usam a nova PIV. Em relação as placas antigas, o diferencial da nova identificação são os itens de segurança, como o QR Code, que possibilita a rastreabilidade, dificultando a sua clonagem e falsificação.
O QR Code funciona como uma impressão digital eletrônica da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro que possibilita que smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa.
O novo modelo, com quatro letras e três números, permite mais de 450 milhões de combinações, o que resolve o problema da falta de combinações de caracteres para as placas do país, que acabariam em poucos anos.
Foto: Divulgação/Serpro
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa