Transportadoras parceiras começam com operações reais e a oferta comercial está prevista no fim deste ano
A Volvo Trucks levou para os Estados Unidos sua solução elétrica para caminhões da Classe 8, como são classificados os pesados naquele mercado. Em evento promovido em concessionária da marca em Fontana, na Califórnia, a fabricante apresentou um VNR, modelo exclusivo para a América do Norte, integrado com tecnologia de eletromobilidade.
Inicialmente, algumas unidades passarão a integrar as operações da Dependable Supply Chain Services e da NFI, duas grandes transportadoras da Califórnia. Os caminhões atuarão em serviços regionais, de curtas distâncias, e no transporte de contêineres, aplicações nas quais, acredita a empresa, a solução elétrica encontra maior potencial para acelerar seu uso.
A Volvo estima que a oferta comercial dos veículos para os mercados da América do Norte deverá começar até o fim deste ano.
Programa de financiamento
A demonstração do VNR elétrico é resultado do projeto Soluções Verdes de Baixo Impacto para Transportes Pesados da Volvo (Low Impact Green Heavy Transport Solutions – Lights, na sigla em inglês).
O trabalho reúne 15 parceiros públicos e privados que busca viabilizar transporte de cargas 100% elétrico em áreas urbanas e com alta densidade de trânsito nos Estados Unidos. Somente o Grupo Volvo aportou US$ 36,7 milhões no programa, de um total de US$ 90 milhões. O Departamento Regional de Gestão da Qualidade do Ar da Costa Sul, agência ambiental local, é quem administra os recursos e supervisiona a iniciativa.
“O projeto Volvo Lights demonstra que, para todo o empreendimento funcionar, é necessário mais do que somente o caminhão. É preciso um ecossistema completo para emissões zero em transportes pesados”, diz em nota Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Só é possível realizar isso tendo uma meta comum e a colaboração totalmente integrada entre todas as partes interessadas.
Recentemente, a Volvo iniciou as vendas de caminhões elétricos para transporte urbano na Europa. Também há pouco tempo apresentou caminhões-conceito elétricos pesados para operações na construção civil e na distribuição regional.
LEIA MAIS
→Volvo anuncia novo ciclo de investimento de R$ 1 bilhão
→Volvo começa a vender caminhões elétricos na Europa
→Volvo estuda produzir caminhões elétricos no Brasil
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País