Empresa

Marcopolo tem faturamento recorde de R$ 4,3 bilhões

Vendas domésticas foram decisivas para o crescimento dos negócios em 2019

Com crescimento de 17,6% nos negócios relativos ao mercado brasileiro, a Marcopolo obteve faturamento recorde de R$ 4,314 bilhões em 2019. O valor é 2,8% superior ao registrado no ano anterior, que foi de  R$ 4,197 bilhões em 2018.

Da receita total da empresa sediada em Caxias do Sul, RS, mais da metade (52,2%) foi proveniente das vendas domésticas, que atingiram R$ 2,252 bilhões no ano passado, ante total de R$ 1,916 bilhão em 2018. O lucro líquido  cresceu 11,1% e atingiu R$ 212 milhões.

A produção global consolidada atingiu 15.741 unidades, o que representou queda de 2,2% em relação às 16.103 do exercício anterior. No Brasil foram fabricados 13.330 chassis e os demais 2.411 foram produzidos em suas fábricas do exterior.

O CFO e diretor de relações com investidores da Marcopolo, José Antonio Valiati, destaca que apesar do desempenho crescente da empresa, o ano de 2019 foi marcado pela inconstância da demanda: “O fornecimento para clientes do mercado brasileiro cresceu 2,9% (10.532 unidades), mas não compensou em volume a queda de 24,1% registrada nas exportações (2.881 unidades)”.

Internamente, o desempenho foi afetado pela menor demanda de ônibus rodoviários com maior valor agregado e também pela redução das entregas ao programa federal Caminho da Escola. Mas a fabricante do Sul manteve sua liderança de mercado, encerrando o ano com uma participação de 49,8%.

As exportações, por sua vez, caíram 25,4%, de R$ 1,360 bilhões em 2018 para R$ 1,015 bilhão no ano passado, em função principalmente das crises nos principais mercados sul-americanos e menores volumes vendidos para o continente africano.

Com relação a 2020, as perspectivas da Marcopolo são de crescimento, com projeção de aumento da demanda interna, recuperação das exportações e resultados melhores em praticamente todas as operações internacionais. Segundo a direção da empresa, a taxa básica de juros em seu menor nível histórico e a confirmação do esperado crescimento econômico, devem permitir o prosseguimento dos programas de renovação de frota em todos os segmentos do mercado brasileiro.

OPERAÇÕES EXTERNAS

Em suas operações no exterior, a maior fabricante de chassis de ônibus das Américas registrou expansão tanto em receita como em volume de produção. O faturamento foi de R$ 1,046 bilhão, com alta de 13,6% em relação aos R$ 921 milhões de 2018) e a produção chegou a 2.411 unidades, aumento de 12,4%.

As unidades do México, Superpolo (Colômbia) e Volgren (Austrália) foram os destaques positivos, com produção em alta. A operação australiana, mesmo com diminuição de volumes, conseguiu reverter a condição de prejuízo do ano anterior.


Foto: Divulgação/Marcopolo/ Douglas de Souza Melo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás