Produto

Volvo tem nova geração de caminhões

Linhas FH, FH16, FM e FMX foram atualizadas com mais tecnologia embarcada e cabines mais amplas

A Volvo apresentou na Europa nova geração de caminhões, aprimorada com mais recursos digitais e cabines das gamas FM e FMX redesenhadas para oferecer mais espaço e maior campo de visão. Os modelos começam a ser entregues ao longo de 2020 nos mercados europeus. Para Brasil e América Latina ainda não há previsão de lançamento.

Nos novos caminhões o time de desenvolvimento da fabricante sueca priorizou inteligência embarcada e repensou o ambiente de trabalho. Um novo painel, agora totalmente digital, abriga tela de 12 polegadas na qual o motorista acessa informações e funções do veículo via comando de voz, por teclas no volante ou mesmo pelo toque. Uma tela secundária, de 9 polegadas concentra sistema de navegação, monitoramento de câmeras e recursos de entretenimento.

Em todas as linhas o isolamento térmico e acústico foi reforçado, além do visual redesenhado com novas grades dianteiras, faróis e setas reposicionadas nas portas. Especialmente os FM e os FMX, as cabines ganharam 1 m³ a mais de volume interno em relação a geração atual. Também janelas ficaram maiores com o aumento nas colunas A.

Para operações mais seguras e eficientes, os novos Volvo trazem ajuste automático farol alto, medida para evitar o ofuscamento do motorista que vem em sentido contrário; piloto automático adaptativo, agora com possibilidade de funcionamento já a partir de 0 km/h, como também aciona os freios automaticamente nas descidas; sistema de reconhecimento de placas de sinalização, como limite de velocidades e ultrapassagens proibidas; e câmera que monitora pontos cegos.

Motorista como prioridade  

De acordo com Roger Alm, a proposta da nova geração de caminhões é de tornar os clientes da marca mais competitivos, contribuindo para que tenham argumentos fortes para atrair motoristas.

“A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de operadores qualificados na Europa. No continente, cerca de 20% das vagas para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.”

Para os lançamentos, a fabricante preserva a mesma oferta de motores a diesel Euro 6, além das opções a gás liquefeito, biogás ou gás natural.

Para a apresentação das novidades, a Volvo produziu inusitado filme no qual empilha os caminhões uns sobre os outros, formando uma torre de 15 metros de altura e 58 toneladas que leva o presidente Roger Alm no topo para um passeio. O filmete traz a ideia de mostrar a robustez do novo FMX, para 38 toneladas, capaz de suportar o peso dos outros, e segurança com a tecnologia Volvo Dynamic Steering, que providenciou velocidade e rota constantes.

 

LEIA MAIS

→Volvo prepara lançamento de caminhões pesados elétricos nos EUA

→Volvo anuncia novo ciclo de investimento de R$ 1 bilhão

→Volvo começa a vender caminhões elétricos na Europa


 Foto: Volvo Trucks/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás