Linhas FH, FH16, FM e FMX foram atualizadas com mais tecnologia embarcada e cabines mais amplas
A Volvo apresentou na Europa nova geração de caminhões, aprimorada com mais recursos digitais e cabines das gamas FM e FMX redesenhadas para oferecer mais espaço e maior campo de visão. Os modelos começam a ser entregues ao longo de 2020 nos mercados europeus. Para Brasil e América Latina ainda não há previsão de lançamento.
Nos novos caminhões o time de desenvolvimento da fabricante sueca priorizou inteligência embarcada e repensou o ambiente de trabalho. Um novo painel, agora totalmente digital, abriga tela de 12 polegadas na qual o motorista acessa informações e funções do veículo via comando de voz, por teclas no volante ou mesmo pelo toque. Uma tela secundária, de 9 polegadas concentra sistema de navegação, monitoramento de câmeras e recursos de entretenimento.
Em todas as linhas o isolamento térmico e acústico foi reforçado, além do visual redesenhado com novas grades dianteiras, faróis e setas reposicionadas nas portas. Especialmente os FM e os FMX, as cabines ganharam 1 m³ a mais de volume interno em relação a geração atual. Também janelas ficaram maiores com o aumento nas colunas A.
Para operações mais seguras e eficientes, os novos Volvo trazem ajuste automático farol alto, medida para evitar o ofuscamento do motorista que vem em sentido contrário; piloto automático adaptativo, agora com possibilidade de funcionamento já a partir de 0 km/h, como também aciona os freios automaticamente nas descidas; sistema de reconhecimento de placas de sinalização, como limite de velocidades e ultrapassagens proibidas; e câmera que monitora pontos cegos.
Motorista como prioridade
De acordo com Roger Alm, a proposta da nova geração de caminhões é de tornar os clientes da marca mais competitivos, contribuindo para que tenham argumentos fortes para atrair motoristas.
“A demanda crescente do setor de transportes está gerando uma lacuna de operadores qualificados na Europa. No continente, cerca de 20% das vagas para conduzir os veículos não são preenchidas. Para ajudar as transportadoras a recrutar e reter os melhores profissionais, a Volvo Trucks focou nos motoristas ao desenvolver sua nova geração de veículos.”
Para os lançamentos, a fabricante preserva a mesma oferta de motores a diesel Euro 6, além das opções a gás liquefeito, biogás ou gás natural.
Para a apresentação das novidades, a Volvo produziu inusitado filme no qual empilha os caminhões uns sobre os outros, formando uma torre de 15 metros de altura e 58 toneladas que leva o presidente Roger Alm no topo para um passeio. O filmete traz a ideia de mostrar a robustez do novo FMX, para 38 toneladas, capaz de suportar o peso dos outros, e segurança com a tecnologia Volvo Dynamic Steering, que providenciou velocidade e rota constantes.
LEIA MAIS
→Volvo prepara lançamento de caminhões pesados elétricos nos EUA
→Volvo anuncia novo ciclo de investimento de R$ 1 bilhão
→Volvo começa a vender caminhões elétricos na Europa
Foto: Volvo Trucks/Divulgação
Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…