Balanço financeiro do Grupo Volkswagen divulgado na sexta-feira, 28, apresenta avanço de 7,1% na receita em 2019, para € 252,6 bilhões ante € 235,8 bilhões faturados em 2018. Pelo relatório, o lucro operacional da companhia alcançou € 16,9 bilhões, 21,8% superior anotado no anterior, de € 13,9 bilhões.
Segundo a companhia, um dos impulsos no desempenho obtido se deve à alta de 1,3% nas entregas globais de veículos, para volume superior a 10,9 milhões de unidades contra 10,8 milhões negociadas no período anterior.
O grupo aponta especialmente os mercados da Europa e da América do Sul como os motores do crescimento, enquanto as vendas na América do Norte e na região Ásia-Pacífico apresentaram declínios, conforme a tendência já observada pela empresa anteriormente.
Ambiente de mercado desafiador
“Em 2019, nosso atraente portfólio de produtos convenceu muitos clientes, permitindo-nos expandir nossa posição em um mercado em declínio geral”, aponta em nota Frank Witter, membro do Conselho de Administração do Grupo responsável por Finanças e TI. “Aumentamos a receita de vendas e o lucro operacional do Grupo, como também o fluxo de caixa e a liquidez na Divisão Automotiva, o que significa que financeiramente ainda somos muito robustos. Esperamos um ambiente de mercado continuamente desafiador este ano. Consequentemente, alcançar nossas metas ambiciosas exigirá um grande esforço de toda a empresa.”
Para 2020, a empresa espera volume de vendas no mesmo patamar de 2019 com receita 4% superior. Pondera, no entanto, incertezas provenientes da situação econômica global, da intensificação da concorrência, da variação cambial, dos requisitos mais rigorosos relacionados a emissões e dos efeitos que provocam a epidemia do novo coronavírus no mundo.
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Foto: Volkswagen/Divulgação