Como já se especulava desde o final do ano passado, a General Motors decidiu encerrar a produção no Brasil do sedã compacto Cobalt, que neste primeiro bimestre vendeu apenas 405 unidades, o que representou queda de quase 80% em relação às 2.130 unidades comercializadas no mesmo período do ano passado.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 2, a GM informa que as vendas do produto seguem até fim dos estoques. Não revela, contudo, quantas unidades encontram-se nos pátios da empresa e da rede de concessionárias Chevrolet. Ao longo de 2019 foram comercializadas pouco mais de 13 mil unidades do Cobalt.

A montadora justifica a decisão de por fim ao sedã ao modelo à constatação de uma migração dos consumidores de sedãs compactos da marca para o Onix Plus, modelo lançado em setembro “que oferece alta performance combinada com eficiência energética, além de novas tecnologias, como internet a bordo, assistente de estacionamento, seis airbags de série, além de amplo espaço interno”.

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Pela classificação da Fenabrave, inclusive, o Onix Plus passa a concorrer exatamente no mesmo subsegmento do Onix Plus, o de sedãs compactos. O antigo Prisma, que foi substituído com a chegada da nova geração da família Onix, competia na faixa de sedãs pequenos, os de menor custo entre os veículos do gênero.

Além da questão da canibalização, a saída do Cobalt também tem o objetivo, segundo fontes do mercado, de abrir espaço na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, para a chegada do novo Tracker, que tem lançamento previsto para a próxima semana em São Paulo. Com a nova geração a GM certamente espera ampliar participação no disputado segmento de SUVs, o que mais cresce no Brasil.


Fonte: Divulgação/GM

 

Alzira Rodrigues
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