Crossover pode variar seu comprimento de acordo com o uso. Montadora lança Clio e Captur híbridos na Europa.
Com cancelamento em cima da hora do Salão de Genebra, que abriria as portas ao público no próximo dia 5, as montadoras tratam de difundir as novidades que estavam reservadas para a exposição suíça por meio de vídeos e comunicados à imprensa.
Nesse sentido, a Renault foi a mais ágil e despachou para todo o mundo, já na manhã desta segunda-feira (2), imagens e informações sobre os diversos veículos que aceleram a eletrificação de sua linha.
A marca apresentou o Clio híbrido e os Captur e a station wagon Mégane Estate híbrido plug-in, modelos prontos para chegarem às revendas europeias. Também destacou o New Twingo Z.E e o Kangoo Z.E Concept, ambos elétricos.
Entretanto, chama mais a atenção desse exército eletrificado da Renault o conceito elétrico Morphoz. Segundo a fabricante, ele antecipa muitas das tecnologias que serão incorporadas a seus veículos a partir de 2025, assim como boa parte dos desenhos da carroceria e interior previstos para futuros SUVs.
O Morphoz é um modelo de condução autônoma nível 3 e originalmente familiar médio, mas que tem seu comprimento modificado de acordo com a necessidade de uso.
O carro-conceito foi concebido sobre a plataforma de veículos elétricos CMF-EV , que já estará em alguns carros de linha da Aliança Renault-Nissan já partir do ano que vem. Ela contempla baterias planas e motores elétricos distribuídos pelas quatro rodas para maximizar o espaço interior.
Para trajetos urbanos, por exemplo, ele tem 4.400 m de comprimento e distância entre eixos de 2.730 mm e pode rodar com bateria de 40 kWh e 400 km de autonomia. Mas um comando transforma para viagens mais longas: a dianteira se desloca para frente em mais 40 centímetros, o que permite acomodar uma bateria extra de 50 kWh para alcançar até 700 km, e o entre eixo ganha 20 centímetros.
LEIA MAIS
→ Em ascensão, Brasil se consolida como quarto mercado da Renault
→ Renault possibilita compra 100% on-line de toda a linha de automóveis
Com o Morphoz, a montadora apresenta ainda uma o conceito de carregamento da bateria por indução sem fio, a transferência de energia elétrica extra para a casa do proprietário e o armazenamento de baterias maiores para trajetos mais longos.
A inteligência artificial é outro atração do crossover: sensores reconhecem motorista e passageiros e, por exemplo, ajustam a temperatura ou a posição dos assentos de acordo com as preferências de cada um deles.
Fotos: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.