Montadora anuncia nos Estados Unidos detalhes da sua estratégia para ampliar portfólio de veículos do gênero
Pelo ritmo do mercado e também em função das legislações ambientais de diferentes países, o setor automotivo estima que o volume de carros elétricos irá mais do que dobrar de 2025 até 2030, atingindo um volume em torno de 3 milhões de unidades daqui uma década.
Acreditando que essa aceleração se dará naturalmente com o aumento da oferta desse tipo de produto em segmentos mais populares, assim como também pela expansão dos pontos de recarga e a contínua redução do custo de propriedade do veículo, a General Motors anunciou esta semana, nos Estados Unidos, detalhes de sua estratégia para ampliar as vendas de veículos elétricos (EV) de forma eficiente e lucrativa.
“Nosso time aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento de produtos e de posicionar a empresa para um futuro totalmente elétrico”, disse Mary Barra, chairman e CEO da General Motors. “O que fizemos foi criar uma estratégia multimarcas e multissegmentos de veículos elétricos com economia de escala comparável com a do nosso negócio de picapes e SUVs, menor complexidade e ainda maior flexibilidade”.
LEIA MAIS
→Chevrolet começa a vender segundo lote do Bolt em fevereiro
→Venda de veículos eletrificados triplica no Brasil
A estratégia da GM está centrada em uma plataforma modular global de terceira geração para veículos elétricos e um sistema de propulsão modular e ultra flexível, alimentado por baterias que trazem o exclusivo conceito Ultium. O objetivo é atender qualquer perfil de consumidor, com a oferta de modelos variados, desde um utilitário até um automóvel de alta performance.
Segundo Mark Reuss, presidente da GM, milhares de cientistas, engenheiros e designers da montadora estão trabalhando na execução de uma histórica reinvenção da companhia. “Estamos próximos de entregar um plano sustentável de negócio para os carros elétricos que irá beneficiar milhões de consumidores”.
De acordo com a GM, suas baterias Ultium se diferenciam pelo formato e estilo das células, que podem ser dispostas verticalmente ou horizontalmente no módulo, o que permite aos engenheiros otimizar a densidade de energia e o formato da bateria conforme a proposta do veículo.
Com potência que varia de 50 a 200 kW e compatível com carregadores rápidos residenciais e de eletro-postos, a bateria Ultium garante aos carros uma autonomia estimada superior a 660 quilômetros quando totalmente abastecidos e acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Com a parceria firmada com a LG para o desenvolvimento e a produção em massa de baterias, a GM acredita na redução contínua do custo de produção do componente. A montadora destaca ainda que a sua nova plataforma global de veículos elétricos é suficientemente flexível para criar uma ampla gama de modelos de picapes, SUVs, crossovers, automóveis de passeio e veículos comerciais com excelente design, performance, configurações e autonomia com preços acessíveis.
Foto: Divulgação/GM
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027