Produto

Com nova Strada, novo impulso para o segmento das picapes pequenas

Enquanto as vendas das compactas caíam 7% no primeiro bimestre, as das grandes cresceram 12%

Com poucos modelos e todos já defasados, o segmento de picapes pequenas encerrou o primeiro bimestre com queda de 7% nas vendas, enquanto os modelos grandes emplacaram 12% a mais no período, garantindo ao mercado total desse tipo de produto uma alta de 5% no início deste ano.

A partir de abril, no entanto, o segmento das compactas ganha novo fôlego com a chegada da nova Fiat Strada, que teve foto com detalhes da sua traseira revelada nesta segunda-feira, 9, pela montadora, que anteriormente já havia divulgado imagens do seu contorno e da dianteira.

São basicamente três modelos concorrendo no segmento das pequenas. Além da líder Strada, que detêm participação de 60,3% com 10,6 mil emplacamentos nos primeiros dois meses deste ano, tem a Ford Saveiro, com fatia de 36,7% e 6.443 licenciamentos, e a Chevrolet Montana, com 3% e venda de apenas 1.808 unidades. O segmento total comercializou 17,6 mil veículos, ante os 18,9 mil do mesmo período de 2019, conforme dados da Fenabrave.

LEIA MAIS

Mesmo com nova geração, Fiat manterá a atual Strada em linha

Fiat lidera segmento de picapes por 15 anos consecutivos

Fiat amplia linha Toro com duas novas versões de entrada

A queda de 5,3% nas vendas da Strada no bimestre já era esperada, por ser esse um movimento natural às vésperas da chegada de uma nova geração. Mas com o lançamento programado para o começo de abril, certamente o quadro se inverterá pois a tendência é de aumento da demanda pelo modelo da Fiat.

Isso em função, principalmente, do fato de a montadora ter decidido manter a versão Working da antiga geração no mercado, somando o público sedento por novidades com aquele que prefere gastar menos, formado principalmente por pequenas empresas e prestadores de serviços que efetivamente utilizam a picape como instrumento de trabalho.

Com a Strada e a Toro, a Fiat é a grande líder do mercado total de picapes no País. Os dois modelos somaram mais de 141 mil licenciamentos no ano passado e lideraram com folga seus segmentos. Atualmente o segmento das picapes grandes vende mais do que o das pequenas, tendo totalizado no primeiro bimestre deste ano 31.156 emplacamentos, ante os 46.931 do mesmo período de 2019. A Toro atingiu venda de 9.774 unidades, com fatia de 31,4% no seu segmento.


Foto: Divulgação/Fiat

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás