A Lexus já vende no Brasil sua linha 2020 compoleta. O maior destaque é a chegada, este mês, do utilitário esportivo RX 450h. O SUV era o último modelo da marca que ainda não contava com versão híbrida aqui. Agora, quem desejar comprar um Lexus no Brasil, não terá outra alternativa a não ser um híbrido.
O RX450h é oferecido nas versões F-Sport e Luxury por, respectivamente, R$ 382 mil e R$ 372 mil. Ambas com motor 3.5 litros de seis cilindros a gasolina de ciclo Atkinson combinado com um elétrico na dianteira e outro na traseira, conjunto que desenvolve 313 cv. O sistema de tração direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade.
Algumas sofisticações: a Luxury tem banco do motorista e do passageiro com regulagem elétrica para 14 posições e memória para três perfis — na F-Sport, são 10 posições de ajustes. O sistema multimídia tem tela de LCD de 12,3 polegadas e é compatível com Android Auto e Apple Carplay.
O SUV conta com nada menos do que 10 airbags, mas a ampla lista de itens de segurança e conforto tem ainda controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no interior do veículo e câmera de ré na versão na F-Sport e câmera 360º na Luxury, dentreoutros.
Junto com o RX450h, a divisão de luxo da Toyota apresenta atualizações e melhorias em segurança e conectividade para o 300h linha 2020. O sedã, com potência combinada de 217 cavalos entre um motor 2.5 de quatro cilindros e outro elétrico de 118 cv, praticamente replica a lista de conteúdos e tecnologias presentes do RX450h e passa a custar R$ 276 mil.
Tanto o ES 300h quanto o novo SUV trazem o LSS, Lexus Safety System, pacote de auxílio à condução com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção em faixa, frenagem automática em caso de colisão iminente, farol alto automático, sensor de ponto cego e dispositivo de alerta de tráfego na traseira do veículo.
SALTO DE VENDAS
Como a chegada do RX450h, a Lexus passa a oferecer seis modelos no Brasil e espera acelerar seu crescimento no mercado interno. Em 2019, negociou mais de 1,2 mil veículos, seu recorde histórico e 55% a mais do que no ano anterior. Respondeu, portanto, por 10% do total de 11.858 híbridos e elétricos licenciados, também melhor marca para esses modelos.
Ainda que proporcionalmente os números sejam modestos perto do universo total de automóveis e comerciais leves — a fatia de participação foi da ordem de 0,4% em 2019 —, veículos híbridos e elétricos tendem a ganhar cada vez mais espaços nas lojas e nas garagens.
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A expectativa é de crescimento das vendas de eletrificados de até três dígitos novamente em 2020 . Só no primeiro bimestre de 2020 foram licenciados 3,6 mil unidades, equivalentes a 1% do mercado interno e nove vezes mais do que em igual período do ano passado.
Muito disso em função da ampliação de oferta de modelos de várias marcas e, em especial, do início da produção local do Toyota Corolla. Lançado em meados do ano passado, o sedã híbrido acumulou perto de 3,6 mil licenciamentos, fazendo da Toyota líder disparada em híbridos, com mais de 67% de participação.
Foto: Divulgação/Lexus