Mercado

Consórcio de veículos pesados cresce mais de 140% em janeiro

Foram 10,3 mil adesões no mês e o volume de créditos comercializados chegou a R$ 658 milhões

Com crescimento em todos os seus segmentos, o consórcio de veículos iniciou o ano com forte expansão em relação a 2019. Na médias dos negócios com veículos leves, pesados e motocicletas, a alta na venda de novas cotas em janeiro comparativamente ao mesmo mês do ano passado foi de 34,4%, com o volume de créditos comercializados crescendo 61%, para de R$ 5,1 bilhões para R$ 8,2 bilhões.

O segmento com melhor desempenho foi o de veículos pesados, que inclui caminhões, ônibus, semirreboques, implementos e tratores. Nesse caso a expansão foi de, respectivamente, 143,5%, com a venda de 10,3 mil novas cotas no primeiro mês do ano, e de 149,3%, com R$ 657,9 milhões de créditos negociados, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 17, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.

O tíquete médio na aquisição de pesados cresceu 2,2% em um ano, passado de R$ 158,15 mil no começo de 2019 para R$ 154,80 agora em 2020. O número de contemplações saltou de 3 mil para 4,1 mil por mês, alta de 37%. O número de participantes ativos está em 346,6 mil.

LEIA MAIS

Carro elétrico tem seu primeiro consórcio no País

Abac estima crescimento de até 20% nas vendas de consórcios

No segmento de veículos leves, foram comercializadas 123,5 mil novas cotas em janeiro, expansão de 37,2%. O volume de créditos comercializados evolui 39,5%, apra R$ 5,37 bilhões. O tíquete médio também subiu, para R$ 43,48 mil, e houve 49,2 mil contemplações no mês.

No caso das motos, a alta foi de 24,4% na venda de novas cotas, com 89,6 mil adesões, e de expressivos 101% no volume de créditos comercializados, que chegou a R$ 1,2 bilhão no primeiro mês do ano, ante os R$ 615,5 mil de janeiro de 2019.

Na avaliação da Abac, o consórcio tem sido beneficiados pelas expectativas de baixos rendimentos das aplicações financeiras, com muitas delas perdendo para a inflação. “O brasileiro vem mudando seus hábitos e optando por consumir com planejamento, responsabilidade e consciência, tendo no consórcio a oportunidade de concretizar seus objetivos de forma simples e econômica e deixando para segundo plano a compra por impulso, que pode trazer consequências futuras”, avalia Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da entidade.


Foto: Divulgação/Scania

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás