Indústria

Grupo Volkswagen fechará fábricas europeias por até três semanas

Grupo tem 72 unidades produtivas no continente, 28 delas na Alemanha

O Grupo Volkswagen, maior fabricante europeu de veículos, decidiu suspender a produção na Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha até o fim desta semana para combater a dissseminação do coronavirus. A empresa vislumbra quadro ainda mais crítico e já admite que está se preparando para  interromper as atividades temporariamente em todas as fábricas na Europa.

Nesta terça-feira (17), o CEO Herbert Diess confirmou:  “Dada a atual deterioração significativa na situação de vendas e a crescente incerteza em relação ao fornecimento de peças para nossas fábricas, a produção será suspensa em um futuro próximo nas fábricas operadas por marcas do grupo”.

A empresa admite que todas as unidades europeias poderão ficar fechadas por duas ou até três semanas. O grupo possui 124 fábricas em todo o mundo, 72 delas na Europa e 28 na Alemanha. Em breve, cada uma das dez marcas do conglomerado divulgará seus planos operacionais.

A Audi, porém, já revelou que interromperá a produção a partir da próxima segunda-feira em Ingostadt e Neckarsulm, na Alemanha, em Bruxelas, na Bélgica, e Gyor, Hungria. Também decidiu desligar no mesmo dia as máquinas da planta de San Jose Chiapa, no México

Segundo agências internacionais, a decisão do grupo alemão foi tomada depois que o conselho de trabalhadores da própria VW concluiu que não era possível para os trabalhadores da linha de montagem manter  distância segura um do outro para evitar o contágio .

LEIA MAIS

→ Montadoras ainda não consideram interromper produção aqui

Diess afirmou que é impossível, neste momento, projetar o desempenho do setor em 2020: “Será um ano muito difícil. A pandemia nos apresenta desafios operacionais e financeiros desconhecidos”.

 

TOYOTA INTERROMPE ATIVIDADE NA FRANÇA e PORTUGAL

 

A Toyota Europe também resolveu pelo fechamento por tempo indeterminado da fábrica em Valenciennes,  França, a partir desta  quarta-feira. Em comunicado, informou que a medida se destina  a impedir a propagação do coronavírus, informou a empresa.

Valenciennes conta com 4,5 mil funcionários. De lá sai o Yaris, o modelo da marca mais vendido na Europa, e, em breve, um SUV compacto baseado na mesma plataforma.

A montadora também manterá fechada por duas semanas sua unidade de Ovar, Portugal, onde fabrica o Land Cruiser para exportação para fora da Europa.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás