Se revendedores de veículos já manifestam temor com o ritmo dos negócios a partir desta semana, não têm do que reclamar com relação à primeira quinzena de março. Pelo número de licenciamentos no período, ficou claro que a pandemia de coronavívurs ainda não era a principal preocupação dos brasileiros até o último fim de semana.
A média diária de licenciamentos em março foi expressiva: 10,2 mil unidades. Foram emplacados, nos primeiros quinze dias, 112,2 mil automóveis e comerciais leves, 8,3% a mais com relação aos mesmo período de fevereiro e 42,9% acima do registrado em igual período de março do ano passado, quando o feriado de carnaval prejudicou as vendas.
No primeiro bimestre de 2020, os licenciamentos acumulados chegaram a 376,8 mil veículos, apenas 1% abaixo dos dois primeiros meses de 2019.
MERCADO EUROPEU RECUOU 7,4% EM FEVEREIRO
Um quadro então bem diferente do verificado na Europa, onde o surto do coronavírus cresceu abruptamente a partir de janeiro.
Depois de recuarem 7,4% no primeiro mês do ano, as vendas europeias de automóveiss somaram 1,07 milhão de unidades em fevereiro, 7,2% abaixo na comparação anual.
O desempenho acumulado até agora em 2020 já é o pior desde 2013 , segundo levantamento da ACEA, a associação dos fabricantes de veículos do continente, na União Europeia, Grã-Bretanha e países da Associação Européia de Comércio Livre.
A Alemanha teve recuo de 11%, na Itália a baixa é de 8,8% e na Espanha, de 6%. Os negócios no Reino Unido e na França foram, respectivamente, 2,9% e 2,7 menores.
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