A BYD acaba de contar o centésimo ônibus 100% elétrico produzido no País. Considerada a maior fabricante de veículos híbridos e elétricos do mundo, a fabricante chinesa tem unidade fabril em Campinas (SP), desde 2016.
A linha de montagem, com capacidade para 720 unidades por ano, podendo ser ampliada para 1,4 mil, produz chassis para ônibus do tipo Padron, de piso alto ou baixo, e Midi Bus. Ainda este ano, a empresa adianta que aumentará o portfólio com opção de articulados de 22 metros.
Além de recente entrega de 15 ônibus elétrico para linha na Zona Sul de São Paulo, a maior frota em circulação no País, os modelos elétricos da BYD já estão presentes nos sistemas de transporte público de cidades como Brasília (DF), Campinas, Bauru e Santos (SP), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).
“Produzir 100 chassis de ônibus elétricos a bateria é algo grandioso no Brasil”, reforça em nota Tyler Le, presidente da BYD Brasil. “A América Latina tem demonstrado, em diferentes países, que é possível eletrificar as frotas em busca da redução dos gases poluentes na atmosfera. No Brasil, a chegada dos ônibus à São Paulo na maior cidade do Brasil, é um marco desta expansão.”
Redução de 110 toneladas de CO2 por ano
Os ônibus elétricos construídos pela BYD são equipados com bateria de fosfato ferro lítio. De acordo com a fabricante, um dia de operação com o veículo a bateria deixa de consumir, em média, 90 litros de diesel, o que representaria redução de emissão de 110 toneladas/ano de CO2 na atmosfera.
Ainda segundo a BYD, os ônibus elétricos são econômicos em relação aos ônibus a diesel ao entregarem um custo operacional 70% menor. Pelas contas da empresa, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel, além de reduzir significativamente os custos com manutenção.
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