Fábrica localizada em Campinas colocará ainda este ano chassi para ônibus articulados na linha
A BYD acaba de contar o centésimo ônibus 100% elétrico produzido no País. Considerada a maior fabricante de veículos híbridos e elétricos do mundo, a fabricante chinesa tem unidade fabril em Campinas (SP), desde 2016.
A linha de montagem, com capacidade para 720 unidades por ano, podendo ser ampliada para 1,4 mil, produz chassis para ônibus do tipo Padron, de piso alto ou baixo, e Midi Bus. Ainda este ano, a empresa adianta que aumentará o portfólio com opção de articulados de 22 metros.
Além de recente entrega de 15 ônibus elétrico para linha na Zona Sul de São Paulo, a maior frota em circulação no País, os modelos elétricos da BYD já estão presentes nos sistemas de transporte público de cidades como Brasília (DF), Campinas, Bauru e Santos (SP), Maringá (PR) e Volta Redonda (RJ).
“Produzir 100 chassis de ônibus elétricos a bateria é algo grandioso no Brasil”, reforça em nota Tyler Le, presidente da BYD Brasil. “A América Latina tem demonstrado, em diferentes países, que é possível eletrificar as frotas em busca da redução dos gases poluentes na atmosfera. No Brasil, a chegada dos ônibus à São Paulo na maior cidade do Brasil, é um marco desta expansão.”
Redução de 110 toneladas de CO2 por ano
Os ônibus elétricos construídos pela BYD são equipados com bateria de fosfato ferro lítio. De acordo com a fabricante, um dia de operação com o veículo a bateria deixa de consumir, em média, 90 litros de diesel, o que representaria redução de emissão de 110 toneladas/ano de CO2 na atmosfera.
Ainda segundo a BYD, os ônibus elétricos são econômicos em relação aos ônibus a diesel ao entregarem um custo operacional 70% menor. Pelas contas da empresa, o gasto com o abastecimento elétrico chega a ser equivalente 25% do que a de um veículo a diesel, além de reduzir significativamente os custos com manutenção.
LEIA MAIS
BYD acumula venda de 1.035 ônibus elétricos na América Latina
BYD lança ônibus elétrico para fretamento produzido no País
Ônibus elétricos BYD começam a rodar em São Paulo
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.