Indústria

Fabricantes de motos decidem parar em Manaus

Honda e BMW anunciaram medida por causa do Covid-19, mesma ação adotada por fornecedores, como Continental, Prometeon e ZF

Após decidir paralisar sua produção de automóveis em Sumaré, SP, a partir desta quarta-feira, 25, em função dos impactos da pandemia do Covid-19, a Honda está anunciando a suspensão de suas atividades também na fábrica de motocicletas de Manaus, AM, a partir da sexta-feira, 27.

A mesma decisão foi tomada pelo Grupo BMW em relação à produção de motos da marca na capital amazonense. A paralisação começa na próxima segunda-feira, 30, e vai até 23 de abril. A empresa informa que a sua diretoria segue reunida diariamente para tomar as medidas necessárias de proteção aos funcionários e ao negócio, assim como diariamente são levadas novas informações de saúde e segurança para todos os colaboradores.

Na área de fornecedores, a Continetal, a ZF e a fabricante de pneus Prometeon também anunciaram nesta terça-feira, 24, a paralisação de suas atividades nesta semana ou na próxima. No caso da Moto Honda, o retorno está previsto inicialmente para 13 de abril, podendo ser postergado para 20 de abril. As jornadas entre os dias 27 e 29 serão compensadas com a utilização do banco de horas e a partir do dia 30 os colaboradores diretamente envolvidos no processo produtivo entrarão em férias coletivas.

A decisão, segundo a fabricante, prioriza a segurança e saúde das pessoas. Dentre outras medidas, a empresa está direcionando o maior número possível de profissionais das áreas administrativas para férias coletivas ou regime de home office. “Para as atividades imprescindíveis, que não podem ser realizadas a distância, será mantido um contingente mínimo de colaboradores, com as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades para proteger as pessoas e conter a disseminação do vírus”, informa a Honda.

LEIA MAIS

Sindicatos se mobilizam, autopeças começam a parar

Renault e GM antecipam férias, Jaguar Land Rover decide parar

FCA também confirma paralisação total a partir do dia 27

FORNECEDORES

A Continental, por sua vez, informa a suspensão das atividades nas quatro unidades brasileiras – Guarulhos, Itapevi, Ponta Grossa e Várzea Paulista – a partir do próximo dia 30. O retorno nas três primeiras será 12 de abril e na última, dia 14.

Segundo informe da empresa, a decisão e respectivas datas poderão ser reavaliadas, de acordo com os desdobramentos da pandemia: “Apesar da situação crítica, a Continental está se empenhando para que as medidas de contingência tenham efeito mínimo no emprego e renda e espera que seja possível retornar às atividades em segurança o mais breve possível”.

Em nota assinada pelo próprio CEO das Américas,  Murat Akyildiz, a Prometeon informou que suspendeu a produção de suas fábricas de pneus de Gravataí (RS) e Santo André (SP) desde esta segunda-feira até 13 de abril. “A Prometeon e seus parceiros de negócios já possuem estoque suficiente de produtos em mãos para atender às necessidades de nossos clientes durante este período”, assegura o executivo.

A empresa, uma das principais fornecedoras para o segmento de caminhões, ônibus, agronegócio e mineração, afirma que manterá as operações de armazenagem, transporte e vendas de campo sem interrupções e que cumprirá as obrigações legais e contratuais.

No caso da ZF, a informação sobre a suspensão da produção foi informada pelo SMetal, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, SP. Os trabalhadores começaram a paralisar as atividades a partir da noite da segunda-feira, 23, com o terceiro turno. Os demais, num total de 1,5 mil, param nesta terça-feira, 24. O retorno está previsto para o dia 13 de abril.

O presidente do SMetal, Leandro Soares, reafirma que a entidade continua em negociação para que todas as empresas metalúrgicas de Sorocaba e região liberem os trabalhadores, como forma de preservar a saúde, a renda e o emprego deles e de seus familiares. “Estamos em constante discussão com as empresas para que os metalúrgicos estejam seguros, em suas casas, o quanto antes”, assegura.


Foto: Divulgação/Moto Honda

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

“A GWM não está em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona”

Em primeira visita ao Brasil, Parker Shi, Presidente da GWM International, defende crescimento gradual da…

% dias atrás

Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor

Picape da Mitsubishi ganhou em dimensões, conforto e estilo

% dias atrás

Entre os seminovos, Tiggo 5 lidera em rentabilidade

SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…

% dias atrás

Grupo Potencial compra caminhões flex da Volvo

Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois

% dias atrás

Hyundai HB20 brasileiro desembarca na Argentina

Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho

% dias atrás

Northvolt entra com pedido de concordata nos EUA

Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…

% dias atrás