Tecnologia

BYD lança bateria menor e mais fina para carros elétricos

Componente tem alta resistência a incêndios, afirma fabricante

O acelerado processo mundial de eletrificação dos automóveis e, mais ainda, a profusão de legislações que estabelecem níveis de emissões cada vez menores ou que pretendem limitar a circulação de modelos a combustão em muitas cidades e incentivarão o lançameno de mais modelos, não deixa os fabricantes sossegarem nem mesmo em tempos de pandemia mundial.

A desenfreada corrida contra o tempo tem determinado rápidos avanços em um elemento vital para o futuro do carro elétrico: a bateria. Ao mesmo tempo em que buscam menores custos, fabricantes perseguem também ganhos na autonomia e mais segurança para o sistema.

As novidades, assim, se sucedem mês a mês. A mais recente foi anunciada esta semana pela BYD. A montadora chinesa, uma das maiores produtoras mundiais de automóveis e ônibus elétricos, revelou, em lançamento via internet, exatamente para evitar aglomeração e a proliferação do coronavírus, a bateria Blade.

Seu atributo mais enfatizado, além das dimensões reduzidas, é a segurança. A nova bateria, afirmou Wang Chuanfu, presidente mundial da BYD,  vai “redefinir os padrões de segurança para todo o setor”.

Nova bateria estreará no sedã Han, com lançamento previsto para junto na China

Para referendar a afirmação, foi exibido vídeo em que a bateria é perfurada com um prego. Não houve registro de fumaça ou fogo e, assegurou a BYD, a temperatura mpaxima de sua superfície variou de 30º a 60ºC. “Nas mesmas condições, uma bateria de lítio ternária excedeu 500ºC”, exemplificou a montadora.

Em outros testes, a Blade também foi esmagada, dobrada, aquecida em forno a 300°C e sobrecarregada em 260%. “Nada disso resultou em incêndio ou explosão. Isso significa que os veículos elétricos equipados com a Blade serão menos suscetíveis a pegar fogo, mesmo que sejam severamente danificados”, destacou em nota a BYD.

Sua configuração permite que ela ocupe a metade do espaço necessário para acomodar as baterias convencionais de bloco de fosfato de ferro e lítio, mais uma vantagem apontada pela montadora, que assegura que já encaminha parcerias com outros fabricantes de veículos interessados em dispor do novo produto.

E, pelo jeito, ela estará nas ruas de vários mercados de forma bastante rápida. Até porque já está pronta para produção e tem até data para chegar às ruas. Estreará sob o assoalho do Han EV, sedã da BYD cujo lançamento está previsto para junho, na China. Sua automomia é estimada em 605 quilômetros e a aceleração de 0 a 100km/h, em apenas 3,9 segundos.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás