Empresa reunirá 300 funcionários e começa a operar na China em maio
Apenas cinco meses após o anúncio do início das tratativas, BYD e Toyota anunciaram nesta sexta-feira, 3, a efetiva criação de joint venture para desenvolvimento de novas tecnologias de baterias para veículos elétricos.
A agora oficial BYD Toyota EV Technology, BTET, terá participação igualitária das duas montadoras e começará a operar já em maio em Shenzhen, na província de Guangdong. O quadro de funcionários reunirá cerca de 300 engenheiros e técnicos.
A presidência ficará a cargo de Hirohisa Kishi, indicado pela Toyota, e Zhao Binggen, da BYD, será o CEO. “A empresa está comprometida em promover e popularizar tecnologias que possam tornam os veículos elétricos a bateria ainda mais ecológicos, seguros, confortáveis e inteligentes,” comentou Zhao Binggen.
LEIA MAIS
→ BYD lança bateria menor e mais fina para carros elétricos
→ Toyota e Panasonic criam joint venture na área de baterias
A BYD se autointitula maior fabricante mundial de baterias de lítio-ferro e de veículos elétricos e plug-in, e a segunda maior fornecedora global de componentes para celulares, tablets e laptops. Vende cerca de 30 mil veículos elétricos ou híbridos por mês na China e já produziu mais de 50 mil ônibus com a tecnologia em cerca de três anos.
A produção acumulada de automóveis até o ano passado superou as 500 mil. E o ritmo nas suas linhas de montagem só tem aumentado de forma exponencial, tanto que a empresa projeta produzir outras 500 mil unidades somente neste ano.
Desde que lançou o Prius, o primeiro veículo híbrido-elétrico produzido em massa do mundo, em 1997, a Toyota já vendeu mais de 14 milhões de veículos eletrificados em todo o mundo.
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.