Empresa

Mercedes-Benz estende férias coletivas até 2 de maio

No período, empresa negociará alternativas trabalhistas com sindicatos. DAF também prorroga período de paralisação.

Diante do atual quadro de pandemia do coronavírus no Brasil, com aumento diário de casos confirmados e de mortes provocadas pelo Covid-19, a Mercedes-Benz decidiu estender até 2 de maio as férias coletivas que, a princípio, tinham término programado para 23 de abril. O retorno está previsto para a segunda-feira, 4 de maio, “a depender da situação do País”.

A Volkswagen foi a primeira a anunciar, na semana passada, prorrogação das férias coletivas no Brasil até o final de abril e a DAF Caminhões comunicou também nesta sexta-feira, 3, prorrogação do período de paralisação até 20 de abril.

A Mercedes-Benz informa, em nota, que a medida foi adotada em prol do cuidado com seus colaboradores e familiares e também em razão dos impactos negativos da pandemia na indústria automotiva. A decisão abrange as unidades paulistas de São Bernardo do Campo e Iracemápolis e a mineira de Juiz de Fora. Todos os seus funcionários já estavam em casa desde 23 de março, inicialmente em regime de folga e, a partir do dia 30, em férias coletivas.

“O atual cenário traz grandes preocupações com nossos colaboradores e também, como não poderia deixar de ser, com a saúde financeira da empresa”, destaca a Mercedes-Benz. “Nesse contexto, vamos iniciar um processo de negociação com os sindicatos a fim de definir alternativas de gestão de mão de obra que possibilitem ajustar nossos atuais custos e volumes de produção à atual realidade”.

A Mercedes-Benz não adiantou quais propostas pretende apresentar aos trabalhadores para contornar a situação após o fim das férias coletivas. A General Motors já está negociando a adoção de lay-off com redução de salários da ordem de até 25%.

LEIA MAIS

GM propõe lay-off com redução de salário e adia investimentos

Fenabrave pleiteia reabertura imediata das concessionárias

Volkswagen prorroga férias coletivas até o final de abril

FCA mantém investimento, mas prorroga o ciclo em um ano

DECISÃO DA PACCAR É MUNDIAL

O Grupo Paccar, que mantém operações no Brasil via a DAF Caminhões, anunciou a prorrogação do período de paralisação de todas as suas fábricas no mundo até 20 de abril, adiantando que tal iniciativa será revisada regularmente dependendo do quadro de pandemia nos locais onde atua.

A empresa informa em nota que continuará promovendo suporte pós-venda aos seus clientes que fornecem suprimentos médicos, alimentos e serviços essenciais para as comunidades. Destaca, ainda, que os seus resultados financeiros de 2020 serão impactados por alterações nos cronogramas de produção neste período de pandemia, prometendo para 21 de abril a divulgação do balanço trimestral da empresa.

“O excelente balanço da Paccar, a experiente equipe de liderança e os funcionários de destaque contribuirão para que a empresa administre seus negócios com sucesso durante esse período difícil”, afirma Preston Feight, CEO do grupo. Segundo ele, a companhia está em uma forte posição financeira, com excelentes classificações de crédito de liquidez e grau de investimento A+/A1. “O caixa para manufatura e os títulos negociáveis foram de US$ 4,3 bilhões no final de março de 2020 e temos acesso às linhas de crédito existentes de US$ 3 bilhões”, complementa o executivo.


Foto: Divulgação/Mercedes-Benz

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Moura lança baterias de lítio de 12V e 48V na Automec

Produtos já estão sendo negociados no Brasil e a de 48 V já foi homologada…

% dias atrás

BorgWarner prepara produção de nova linha de baterias

Com lançamento previsto para o segundo semestre de 2026, empresa já testa protótipos em Piracicaba…

% dias atrás

CNH triplicará centro de distribuição no Centro-Oeste

Estrurutra terá 8 mil m² para reduzir em 50% tempo das entregas

% dias atrás

Setor de transporte impulsiona o consumo de alumínio

Indústria de veículos pesados absorveu 116 mil toneladas no ano passado, 15% da demanda nacional

% dias atrás

Mercedes-Benz coloca seu micro-ônibus no campo

Chassi LO 916R Fretamento Rural é alternativa para transporte em estradas de terra e pisos…

% dias atrás

Acea: venda de automóveis na Europa fecha o 1º trimestre estável

Híbridos dominam as entregas com participação perto de 44%

% dias atrás