Mercado

Vantagem da GM para a vice-líder VW é a menor em quatro anos

Diferença caiu para menos da metade em apenas um ano

A General Motors encerrou o primeiro trimestre de 2020 novamente à frente do mercado interno, com 94,7 mil veículos negociados e 17,8% de participação. Esses números, porém, não asseguram mais a folgada condição que a montadora vinha estabelecendo desde que alcançou a ponta das vendas no Brasil, em 2016.

De janeiro a março, segundo levantamento da Fenabrave, a vice-líder Volkswagen vendeu 86,3 mil automóveis e comerciais leves, equivalentes a 16,2% do mercado.

A diferença de apenas 1,6 ponto porcentual entre ambas é a menor vantagem registrada pela GM para o período nos últimos quatro anos. Em 2016, a então segunda colocada Fiat encerrara o primeiro trimestre 1,2 ponto porcentual atrás.

Há um ano, a General Motors estava exatos com 4 pontos o porcentuais à frente da VW — 18,3% contra 14,3%. Mas encerrou 2019 com 17,9% e viu a concorrente deter 15,6% dos licenciamentos, já então somente 2,3 pontos de diferença.

A sensível deve-se ao avanço da Volkswagen até mais do que à perda de fôlego da GM, cujos esforços de vendas e negócios, nos últimos meses, estiveram concentrados quase que exclusivamente nos novos Onix e Onix Plus, lançados oficialmente em setembro de 2019.

Líder e vice-líder do mercado interno em 2020, os dois modelos somaram 71,6 mil unidades de janeiro a março, 82% de todos os automóveis nacionais e importados da GM negociados aqui. E mesmo considerados também os comerciais leves, Onix e Onix têm evidente supremacia: responderam por 76% das vendas da marca.

Já Gol e Polo, os dois carros mais vendidos da Volkswagen, representaram 45% dos licenciamentos de automóveis da marca, ou 38%, caso incluídos os comerciais leves.

LEIA MAIS

→ Onix vende 30% a menos no ano, mas segue tranquilo na liderança

→ Vendas despencam e março têm pior desempenho em 14 anos

Com um leque mais diversificado de produtos, a Volkswagen acumulou 4% de crescimento na comparação anual, de 83 mil para 86,3 mil automóveis e comerciais leves, enquanto a GM viu suas vendas encolherem 11%. O recuo médio do mercado no trimestre foi de 8%.

Desde que assumiu a operação da Volkswagen na América Latina, o presidente e CEO Pablo Di Si nunca escondeu o desejo de recolocar a marca no topo das vendas no Brasil, onde permaneceu por mais de quatro décadas.

O objetivo nunca esteve tão perto, sabendo-se especialmente que um lançamento importante, o Nivus, está praticamente pronto para desembarcar nas concessionária. E até ponderando que Onix e Onix Plus estão em processo de aumento de oferta e que o recém-lançado Tracker nem começou sua trajetória.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás