Ainda sem sentir os reflexos das medidas de combate ao Covid-19, número de adesões cresceu 14,4%
O sistema de consórcio no segmento veicular encerrou o primeiro bimestre do ano com números em alta. As adesões avançaram 14,4%, com a venda de 409,71 mil novas cotas, e os créditos comercializados atingiram R$ 14,9 bilhões, com expressivo crescimento de 34,1%.
Por ser referente aos primeiros dois meses do ano, o balanço divulgado nesta segunda-feira, 6, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, ainda não reflete os efeitos das medidas que estão sendo adotadas no combate ao coronavírus.
Segundo o presidente executivo da entidade, Paulo Roberto Rossi, é prudente imaginar que com a desaceleração das atividades econômicas, os indicadores deverão ser impactados negativamente, acompanhando os indicadores econômicos nacionais.
“Mesmo vendo com bons olhos as deliberações nos âmbitos fiscais, de renda e crédito, como a liberação de recursos para algumas camadas sociais e a concessão de linhas de crédito para folhas de pagamentos de pequenas e médias empresas, além de outras que estão por vir, entendemos ser necessário rever as estimativas de crescimento de 7% a 15% para o segmento de veículos”, comenta Rossi, lembrando que projeções do governo e de outros órgãos indicam que o PIB deste ano poderá zerar ou até mesmo ter uma variação negativa.
Apesar dos números positivos do semestre, houve queda de 4,9% no número de participantes do consórcio de veículos, que baixou de 6,2 milhões para perto de 5,9 bilhões em função do encerramento de grupos no período. O número de contemplações, no entanto, cresceu 7%, para 194,7 mil consorciados em condições de retirar o bem. A participação do consórcio no total das vendas financiadas de veículos chegou a 20,1% no início deste ano.
Foto: Pixabay
SUV da Caoa Chery teve margem bruta de 10,5% e um giro de estoque médio…
Veículo pode utilizar só diesel ou biodiesel, assim como uma combinação dos dois
Exportado para outros países desde 2016, só agora o hatch será vendido no país vizinho
Empresa garantiu US$ 100 milhões para financiar plano de reestruturação, previsto para ser concluído no…
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa