Indústria

Mercado de implementos rodoviários encerra o trimestre estável

Segmento apura leve queda nas vendas, mas Anfir admite que os efeitos da pandemia ainda chegaram com toda força ao setor

Balanço do desempenho do primeiro trimestre da indústria de implementos rodoviários divulgado na segunda-feira, 6, pela Anfir, revela que a pandemia do novo coranavírus interrompeu ciclo de crescimento, mas ainda não com força que se espera.

De janeiro a março, o mercado absorveu 25,3 mil reboques, semirreboques e carrocerias do sobre chassi, volume apenas 0,77% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado, com 25,5 mil unidades.

Apesar de os números demonstrarem estabilidade, a Anfir admite que os desafios estão só começando. “Os emplacamentos de abril deverão trazer com mais força os efeitos da queda no desempenho da economia causada pela pandemia”, diz em comunicado Norberto Fabris, presidente da associação dos fabricantes. “Entendemos que todas as medidas para combater o vírus são necessárias e aceitamos as perdas materiais ao invés da perda de vidas. Teremos um período difícil pela frente.”

Por subsegmentos, a categoria de pesados, que reúne reboques e semirreboques, contabilizou no primeiro trimestre 13,1 mil licenciamentos, queda de 5,7% em comparação às 13,9 mil unidades emplacadas um ano antes.

A categoria de leves, de carrocerias sobre chassi, porém, ainda conseguiu se manter no positivo no primeiro trimestre em alta de 5,2%. De janeiro a março, foram entregues 12,1 mil implementos ante 11,5 mil produtos montados nos três primeiros meses de 2019.

O presidente da Anfir reforça que neste momento a prioridade é apoiar os colaboradores e suas famílias. “É muito importante evitarmos que o vírus se alastre comprometendo a saúde das pessoas. O Brasil vai continuar depois da pandemia e nós faremos nossa parte para recuperá-lo, junto com nossos colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores.”


Foto: Randon/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás